Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 08.10.19 - 18h34

Prefeitura premia grupos participantes dos 12º Jogos da Pessoa Idosa

img_alt

Festa de encerramento aconteceu na tarde desta terça (8), no Clube Português, com a presença de centenas de idosos. (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

Uma grande festa marcou, na tarde desta terça-feira (8), o encerramento dos 12º Jogos da Pessoa Idosa, evento realizado pela Prefeitura do Recife para estimular o envelhecimento saudável e ativo, a qualidade de vida e a integração social na terceira idade. Centenas de idosos marcaram presença no Clube Português para prestigiar a comemoração, em que foram entregues as premiações para os 33 grupos participantes. O grande campeão foi o grupo Cabanga, vencedor da competição pela terceira vez.

Os 12º Jogos da Pessoa Idosa foram coordenados pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. “Já somos tricampeãs! Cada ano é uma emoção diferente. Ficamos na expectativa e é uma alegria enorme quando sai o resultado”, comentam Venilda Matias e Solange Planzo, integrantes do grupo Cabanga.

O tema dos Jogos deste ano foi “Viver a cultura pernambucana na velhice é o melhor presente da vida”. Para a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, a energia dos atletas da terceira idade é uma lição. “Vocês estão de parabéns por demonstrarem tanto gosto pela vida. No próximo ano a gente se encontra mais uma vez!”, garantiu.

O segundo lugar ficou com o grupo Ginástica da Folia, que se reúne no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, e o terceiro colocado foi o Alegria de Viver, do CSU Bidu Krause, no Sancho. “Ficamos em terceiro também no ano passado. A gente se sente campeã! É bom demais participar dos jogos, que fazem muito bem para nossa saúde e melhoram a qualidade de vida”, destacou uma das coordenadoras do Alegria de Viver, Maria Cícera Vidal.

A programação dos Jogos incluiu também oficinas, competições esportivas adaptadas e a mostra artístico-cultural. Este ano o evento teve um aumento de 10% no número de inscritos, que passou de 953 para 1.050 pessoas desde 2018.