Prefeito Geraldo Julio anuncia 30 mil novos pontos de iluminação em LED com foco na redução da violência
O Programa Ilumina Recife, que já está levando iluminação pública em LED para grandes corredores viários, túneis e acessos das principais comunidades da cidade ganha um novo capítulo com um grande objetivo: a prevenção à violência e melhoria da qualidade de vida nas áreas mais carentes da cidade. Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito Geraldo Julio, juntamente com o secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Alexandre Rebêlo - coordenador do Pacto Pela Vida, e do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alexandre de Pádua, anunciou a instalação de 30 mil novos pontos em LED, em locais apontados pelo Pacto Pela Vida como prioritários para a redução dos índices de criminalidade na capital.
O mapeamento feito pelo Pacto Pela Vida abrange 145 comunidades em 51 bairros da cidade. A ação representa um investimento de R$ 34 milhões. A iniciativa foi definida pelo prefeito Geraldo Julio como a maior parceria entre uma prefeitura e um governo estadual em todo o Brasil na área de Segurança Urbana, por meio da prevenção. "São 30 mil pontos de LED chegando na porta da casa das pessoas. Foram 145 comunidades escolhidas, sobretudo as mais vulneráveis apontadas pelo Pacto pela Vida. Essa ação vai possibilitar que as pessoas possam aproveitar mais o espaço público, ter mais convívio com os vizinhos, e muito mais segurança, por consequência. Já fizemos as grandes avenidas, com a instalação de 8 mil pontos, com os 30 mil desta etapa, chegaremos a 40% de todo o parque de iluminação pública da capital”, destacou o prefeito Geraldo Julio.
Até o final deste ano, 15 mil pontos já vão ser instalados nas comunidades, representando um investimento de R$ 17 Milhões. Os outros 15 mil pontos serão instalados até o final de abril de 2020. O Recife tem o 9º maior parque de iluminação pública do país, com aproximadamente 98 mil pontos luminosos. Coque, Comunidade do Papelão, Sítio do Berardo, Comunidade do Bode, Vila São Miguel e Vila dos Milagres são exemplos de localidades que serão contempladas na nova etapa. Entre os critérios para a escolha das beneficiadas está a vulnerabilidade da área para crimes violentos contra o patrimônio, baseada nos dados do Pacto Pela Vida e a avaliação qualitativa dos comandantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) quanto à iluminação deficiente de certas áreas enquanto fator determinante de ocorrências violentas.
Ao implementar a nova etapa do Ilumina Recife, a Emlurb aposta em inovação e eficiência para garantir não apenas mais segurança à população, sobretudo os grupos mais carentes, como também mais economia ao município e melhoria da trafegabilidade nas vias. Roberto Gusmão, secretário de Infraestrutura do Recife e presidente da Emlurb, explicou as vantagens da tecnologia LED. “A diferença do uso de lâmpadas LED não está só na economia. O tipo e a qualidade da luz que vai ser ofertada à toda a população pode ser sentida na cidade toda e o maior exemplo é a Agamenon Magalhães, onde foi instalada. A principal vantagem é qualidade da iluminação, dando mais segurança, conforto e trafegabilidade nas ruas do recife. Além disso, essa economia vai refletir em mais investimento para a população em outras áreas”, afirmou o secretário.
O Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua também falou sobre a importância do programa. “O crime acontece por causa de três fatores, o criminoso, a vítima e o ambiente propício, e se você exclui um desses pontos, o crime não acontece. Isso é justamente o que estamos vendo hoje. Com base em dados técnicos, em áreas que necessitam efetivamente de uma melhoria na qualidade da iluminação, estamos reduzindo justamente um desses fatores para que o crime não aconteça”, destacou Pádua.
Em várias ruas do Coque, em Joana Bezerra a iluminação já chegou. Moradora da região, Paloma Martins de 25 anos contou que já sente mudanças no dia a dia da vizinhança. “A iluminação melhorou muito na nossa rua. A minha loja, que antes era muito escura, com a claridade melhorou até o movimento. As crianças também aproveitam mais a praça, então estamos todos muito felizes, só temos a agradecer”, contou Paloma.
A tecnologia LED representa inúmeras vantagens em relação à de vapor de sódio tais como a redução no consumo de energia elétrica de pelo menos 12,5%, podendo alcançar até 50,73% nas substituições de luminárias de maiores potências; maior resistência e proteção da luminária contra a penetração de partículas sólidas e líquidas, garantindo maior resistência dos efeitos das intempéries; e maior índice de reprodução de cores, o que significa dar mais visibilidade dos objetos na via. Além disso, os novos equipamentos em LED são 214,81% mais eficiente do que as luminárias vapor de sódio existentes; e permite que ao final de 50 mil horas de utilização ainda seja garantido pelo menos 70% do fluxo luminoso inicial projetado.
Ilumina Recife – Desde 2013 a Prefeitura vem modernizando o Parque de Iluminação Pública da cidade em locais como as avenidas Agamenom Magalhães, Norte, Boa Viagem e Recife, além de acesso a áreas de morros na cidade. A eficientização proposta pelo município busca justamente uma melhora da iluminação das vias atrelada a fatores sustentáveis, como a redução da potência das luminárias utilizadas. Dessa forma, utilizam-se lâmpadas com potência reduzida, mas que garantam a qualidade da iluminação da via. A consequência disso é a diminuição no consumo de energia. Na Avenida Boa Viagem, por exemplo, essa redução pode chegar a 70%. A implantação de LED nos morros também já beneficiou os acessos a diversas comunidades, como Morro da Conceição; Alto Santa Isabel; Alto José do Pinho; Alto José Bonifácio; Alto do Mandu; na Cohab/Ibura sendo contempladas Av. Pernambuco, Av. Rio São Francisco, Av. Engenho Serra Verde, Av. Engenho Muirbeca, Av. Engenho Muribara, Av. São Paulo, Av. Santa Fé, Av. Rio Largo e Av. 12 de Junho além de 13 luminárias no Jordão, instaladas na Rua Cristália. Outras localidades ainda serão atendidas com a ação.