Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 17.10.19 - 18h11

Geraldo: “Investimento na Primeira Infância é a melhor decisão para a construção de um futuro melhor”

img_alt

Prefeito foi convidado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para participar da Cúpula das Cidades Amigas da Criança, em Colônia, na Alemanha, pelo destaque do Recife na área. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Cuidar das crianças é cuidar do futuro. Ainda que essa afirmação pareça clichê, a ciência tem comprovado que o investimento no desenvolvimento integral das crianças até os seis anos de idade é o que tem o maior retorno de longo prazo. Com isso em mente, a Prefeitura do Recife tem priorizado as ações voltadas para a Primeira Infância e o resultado dessa política levou o Fundo das Nações Unidas da Primeira Infância (UNICEF) a convidar o prefeito Geraldo Julio para participar da Cúpula das Cidades Amigas das Crianças, em Colônia na Alemanha. No evento, o prefeito destacou as ações que tem realizado no Recife e a importância do investimento na área.

“O Recife foi convidado pelo UNICEF para apresentar aqui na Cúpula das Cidades Amigas das Crianças  as nossas experiências de sucesso: o Mãe Coruja, o Hospital da Mulher, a Escola do Futuro, o Brinqueducar, os Compaz. Aqui encontramos representantes das cidades de todos os continentes e já tivemos a oportunidade já de fazer muitos debates e conhecer outras experiências de cidades do mundo todo. Tenho certeza que essa troca de informações vai ser muito valiosa para o futuro das crianças da nossa cidade”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

“Na minha experiência como prefeito, aprendi a importância de ter um olhar para as crianças. É importante ter um olhar para toda a sociedade, para a desigualdade de toda a sociedade, mas fazer um recorte olhando para as crianças é a coisa mais acertada que se pode fazer para construir um futuro melhor”, defendeu o prefeito em Colônia.

Na programação de hoje, pela manhã, o prefeito teve encontro com Mário Volpi, Chefe de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF, participou das Plenárias temáticas “Cidades e comunidades possibilitando que crianças atinjam seu potencial completo” e “Cidades Amigas das Crianças em um contexto de Mudanças Climáticas”. A tarde teve encontro com o representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer e participou da Reunião de Prefeitos da América Latina e Caribe e da Mesa Redonda de Prefeitos, convocada pela prefeita de Colônia Henriette Reiker.

Entre as ações que colocaram o Recife com destaque internacional na área de Primeira Infância estão a realização da Semana do Bebê do Recife, em parceria com o UNICEF, que este ano chegou na 5ª edição com mais de mil atividades chamando a atenção para o tema da Primeira Infância o Hospital da Mulher do Recife, que já é referência em parto humanizado com 15 mil partos. O Compaz, que recentemente venceu o prêmio Cidades Sustentáveis de melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil e tem atenção especial para as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. O Programa Mais Vida nos Morros, de transformação de comunidades por meio do engajamento dos cidadãos, que abre espaço para crianças até 6 anos em áreas públicas da cidade e já chegou a 29 comunidades beneficiando 15 mil pessoas.

Também se destacam no Recife o Programa Geração Afeto que tem o objetivo de desenvolver as relações afetivas entre as famílias focando no desenvolvimento integral infantil. Iniciado em 2018, o Programa já realizou mais de 56 oficinas para 250 famílias. O Brinqueducar, que tem o objetivo de fazer as crianças aprenderem brincando nas escolas e em casa, beneficia 18 mil crianças  matriculadas nas Escolas Municipais.  

O Praia Sem Barreiras, que permite banhos de mar assistidos para pessoas com deficiência, e tem atenção especial para as crianças. “A Semana do Brincar”, que entrou para o calendário oficial de eventos da cidade, por Lei Municipal, como um período de visibilidade do direito ao brincar enquanto parte do desenvolvimento integral das crianças.

Marco Legal da Primeira Infância – Todos esses e os demais programas da Prefeitura do Recife voltados para a área da Primeira Infância são coordenados por um comitê intersetorial, presidido pessoalmente pelo prefeito Geraldo Julio, que monitora as ações e seus resultados, com o estabelecimento de metas. O Recife instituiu o Marco Legal da Primeira Infância e está elaborando o Plano Municipal da Primeira Infância.