Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.10.19 - 11h18

Socorristas do Samu Recife passam por treinamento sobre preservação da cena de crimes

O objetivo é preparar os profissionais para fazerem o atendimento às vítimas sem interferir no trabalho da perícia criminal

 

Cerca de 200 profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192) do Recife serão capacitados sobre os cuidados que devem ter para preservar a cena de crimes, durante os atendimentos. A primeira turma participará do treinamento neste sábado (19), das 8h às 14h, na Sede do Samu, localizada na Rua Dom Bosco, na Boa Vista.

Até o final de novembro, todos os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores do serviço receberão a capacitação, que será ministrada por peritos criminais do Instituto de Medicina Legal (IML). Com carga horária de seis horas, os instrutores do curso explicarão como se dão as atividades da Polícia Científica nos locais de crime, esclarecendo a importância do isolamento e preservação da cena sempre que possível.

De acordo com o coordenador-geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, o treinamento é fundamento para os socorristas porque, em muitos casos, o serviço de emergência é acionado como primeira resposta à vítima, e a ação dos profissionais pode interferir e dificultar a investigação criminal. “A principal função do socorrista é atuar de forma a promover ações de manutenção da vida, mas, nas cenas de crime, ele também deve realizar procedimentos básicos que contribuam para a preservação da cena e redução de danos”, explicou Leonardo.