Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 21.10.19 - 18h28

Duas bandas de escolas municipais do Recife conquistam o 1º lugar na Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras

A competição ocorreu nesse domingo na Rio Branco e Premiou as Escolas Almerinda Umbelino (Vasco da Gama) e Antônio Farias (San Martin) nas categorias Percussão Rudimentar e Master, respectivametne .

As Escolas Municipais da Prefeitura do Recife Almerinda Umbelino e Antônio Farias Filho conquistaram o primeiro lugar na final da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, realizada ontem (20), nas categorias percussão rudimentar e Master, respectivamente.  A competição ocorreu no Boulevard Rio Branco.

Os cerca de 50 integrantes da Banda da Escola Municipal Almerinda Umbelino festejaram muito o resultado. A Umbelino se destacou nos itens balizador, regente e Mor. Já a Antônio Farias se destacou com na modalidade de regente, baliza e pelotão cívico.

Os estudantes porém contabilizam não apenas troféus e resultados como também boas notas. Eles dizem que a música dá motivação para estudarem, mesmo as disciplinas mais cansativas. A participação dos estudantes em atividadesartísticas, como música por exemplo, traz um benefício pedagógico. O aprendizado de música ou de um instrumento musical mexe com diversas áreas do cérebro e ajuda na assimilação de conteúdos, no raciocínio lógico, na coordenação motora, concentração e criatividade dos estudantes.  

A aluna do 7º ano, Williane Giselle da Silva, 12 anos, que toca prato na Banda da Almerinda, diz  que suas notas subiram de 6,  para o pantamar de 10. Ela integra a equipe há um ano e cinco meses e diz que tudo mudou para melhor na sua vida após a música. “Antes os alunos ficavam entediados em estudar. Agora, estão mais disciplinados na escola e têm foco e na música um propósito para acordar todo dia”. Anna Carolina, 14 anos, também aluna do 7º ano, confirma que a banda foi um marco na sua vida. “A música me acalma, dá ânimo para enfrentar as dificuldades do dia a dia.

Essas atividades fazem parte do Projeto Estudante Protagonista que estimula os alunos a terem uma participação mais ativa em sua educação. Na Rede do Recife, eles são estimulados a participarem de bandas, de grupos de teatro, dança, a escreverem livros, contos e poesias. “Com esse trabalho, cresce a autoestima e confiança dos alunos em sua capacidade”, afirma o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida.