Primeiro sorteio do projeto Renda por APP acontece neste sábado
O primeiro sorteio do projeto Renda por APP, ação da Prefeitura do Recife que vai sortear, a cada mês, 100 kits contendo uma bicicleta e um smartphone com pacote de dados, acontece neste sábado (26), pela Loteria Federal. A iniciativa faz parte do programa Chegando Junto e tem o objetivo de possibilitar que os beneficiados aumentem sua renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega a domicílio disponíveis no mercado. Interessados em concorrer no primeiro sorteio devem comparecer, até a sexta-feira (25), às agências de emprego situadas nas avenidas Rio Branco e Norte.
Serão 1.500 kits sorteados até o fim do próximo ano. Para participar dos sorteios, que acontecerão sempre no último sábado de cada mês, pela Loteria Federal, é preciso ser maior de 18 anos, comprovar residência no Recife e estar cadastrado como baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, há pelo menos seis meses. Os candidatos devem comparecer às agências de emprego, situadas na avenida Rio Branco e no número 5600 da avenida Norte, munidos de documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço.
“A Prefeitura quer ajudar a população a ter sua própria renda. Com isso, vamos inserir pessoas que não tem nem telefone e dar a eles a possibilidade de trabalhar com aplicativos de entregas e sustentar sua família. Já articulamos parcerias com aplicativos como o Rappi e o Uber Eats”, afirma o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior.
Ao completar a inscrição, o candidato recebe um número, que dá direito a participar de todos os sorteios até o final do projeto. O regulamento do projeto Renda por APP determina que os sorteios aconteçam sempre no último sábado de cada mês, pela extração da Loteria Federal. Os ganhadores serão os portadores dos 100 números mais próximos do primeiro prêmio. Em caso de empate, valerá o número maior. Os ganhadores ficam automaticamente excluídos das próximas rodadas.
A relação dos sorteados será publicada no nosso portal, no térreo da PCR e nas agências de emprego. A entrega dos kits acontecerá até o dia 20 do mês seguinte, em dia e hora definidas pela administração municipal. A população pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre o projeto Renda por APP por meio dos telefones 3355-2901 e 3355-8053.
“No ato de entrega, os beneficiários receberão treinamento na área de empreendedorismo e atendimento ao cliente, além de assinar um termo de compromisso para garantir que usarão os equipamentos para a geração de renda de forma lícita e seguirão os critérios do projeto”, complementa o secretário. A cada mês, eles precisarão apresentar extrato das atividades desenvolvidas, emitida pelas empresas onde atuam. É proibido vender ou repassar os kits a terceiros.
As bicicletas contidas no kit têm aro 26, com 21 marchas, e são equipadas com capacete e demais itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com o smartphone, os sorteados poderão ter mais uma fonte de renda trabalhando para aplicativos de entrega como Rappi, Uber Eats, iFood e diversos outros.
DADOS - Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, com dados de 2018, mostrou que 18 milhões de brasileiros já usam os aplicativos como fonte de renda. Desse total, 4 milhões tem sua renda totalmente vinda dos APPs. Os dados mostram que os aplicativos são uma das principais fontes de renda dos trabalhadores autônomos.
CHEGANDO JUNTO - O Chegando Junto é o programa municipal de assistência e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio, com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade, que vêm crescendo no Brasil. A iniciativa promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda.
Além do Renda Por APP, já estão em andamento ações como os minicursos profissionalizantes, que já formaram quase 600 pessoas em diversas comunidades; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (que proporcionam locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais; e o projeto Gera Cidadania, que vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar.
Além disso, o Chegando Junto vai lançar o projeto VEM Meu Emprego; construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, entre outras iniciativas.
PROJETO RENDA POR APP:
O que é?
- A Prefeitura do Recife vai sortear, por mês, 100 kits contendo uma bicicleta e um smartphone com pacote de dados para que a população possa trabalhar prestando serviços para aplicativos de entrega.
Para participar é preciso:
- Ser maior de 18 anos, comprovar residência no Recife e estar cadastrado como baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, há pelo menos seis meses.
Como se inscrever:
- Comparecer às agências de emprego do Bairro do Recife (avenida Rio Branco) e Casa Amarela (avenida Norte, 5600), munidos de documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço. Ao completar a inscrição, o candidato receberá um número que será sorteado pela extração da Loteria Federal, no último sábado de cada mês.
Informações para o público: 3355-2901 e 3355-8053