Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 25.10.19 - 13h54

PCR entrega 600 certificados aos participantes de cursos e oficinas do "Rec In Vida"

Ex-usuários de álcool e outras drogas e seus familiares foram o foco das capacitações

 

O 1º Rec In Vida promovido pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) da Prefeitura do Recife entrega neste sábado, 26, a partir das 9h, 600 certificados de participação em oficinas e cursos promovidos durante toda a semana, em parceria com o Senai. Das 8h às 9h, será realizada uma feira de serviços, com a participação de várias secretarias municipais – Saúde, Direitos dos Animais, Mulher. A Sepod terá equipes de prontidão para as pessoas que desejarem informações e encaminhamentos sobre os serviços para tratamento de álcool e outras drogas.  De forma lúdica, a Caravana da Prevenção fará esquetes para apresentar os serviços.

“Por meio do Pilar Inserção Social e Produtiva do Programa Integra Recife a proposta foi proporcionar a qualificação profissional, aperfeiçoamento e empreendedorismo social, para pessoas que se encontram em vulnerabilidade e risco em decorrência do uso de álcool e outras drogas. Os familiares também tiveram a oportunidade de participar da capacitação”, informou a secretária Executiva Ana Paula Marques. Fabricação de nakedcake, mosaico decorativo, salgados para festa e técnicas de drywall (pintura de parede), foram os quatro cursos oferecidos, todos com participação de 100% das vagas, 25 por turma. Também foram realizadas 10 oficinas, com 20 vagas cada – jardinagem, material reciclável, artesanato, teatro, violão, barba e designer, cozinha sustentável foram as oficinas oferecidas.

O professor do Senai, Rodrigo Coutinho, que ministrou o curso de nakedcake, durante toda a semana, destacou as vantagens da fabricação desses bolos pequenos. “O investimento é de baixo custo e tem alto valor agregado, além de boa aceitação do mercado”, falou. Eliete Maria, do Programa Atitude do Governo do Estado, soube do curso e quis aproveitar a oportunidade. “Quero ser uma Maria da Paz, referindo-se à personagem da novela Dona do Pedaço. Gosto de cozinhar e agora quero fazer esses bolos para ter uma renda e ficar perto dos meus quatro filhos”, disse animada. Já Erenice Santos, tem um filho que está em tratamento e se interessou em aperfeiçoar suas habilidades na área de comida. “Esse tipo de bolo vai facilitar as minhas vendas porque é pequeno e fica mais fácil de transportar”, contou.