4° Conferência Municipal de Juventude do Recife segue até este domingo, 27
Previdência, vazamento de óleo nas praias nordestinas, repressão a expressões artísticas como a dança do passinho são assuntos para jovens sim. A afirmativa tratada na abertura da 4@ Conferência de Juventude do Recife, na manhã deste sábado, 26, no Colégio Vera Cruz, foi uma pequena mostra do que vai ser discutido nesses dois dias do evento, que ecerrará neste domingo, 27, com propostas de políticas públicas para a Juventude e pela primeira vez, no país, a realização do monitoramento do 1° Plano Municipal de Juventude do Recife.
O prefeito em Exercício, Luciano Siqueira, que deu por aberto o evento, chamou a atenção, da juventude presente, para o momento político brasileiro. "Estamos passando pelo desmonte do Estado de Direito", referindo-se ao decreto federal que desfez os conselhos que citou como importantes instrumentos de participação da socidade civil na contrução das políticas públicas. "É necessário que os jovens exerceçam seu papel de resitência, defendendo a igualdade social. A juventude tem um lugar decisivo na mudança da realidade social do Brasil e consequente melhoria da qualidade de vida dos jovens", defendeu.
A realização da Conferência Municipal do Recife para a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, é um marco histórico. " Estamos na contramão com a proposta de mudar a realidade dos nossos jovens, quado o Governo Fedral está se omitindo de realizar as conferências nacionais", reforçou. "Aqui estamos no caminho para fortalecer as políticas públicas de juventude e aperfeiçoar o Plano Municipal de Juventude de forma participativa, numa construção coletiva, entendendo que o governo não constrói nada sozinho", completou. "Os jovens que estão aqui hoje fazem história" , ratificou a secretária de Juventude, Camila Barros, falando do monitoramento pela primeira vez no país do Plano Municipal de Juventude pelos jovens. " Recife está dando o exemplo de como se fazer política pública", salientou.
O conselheiro municipal de políticas públicas de juvetude, Felipe Antônio, fez uma dinâmica com os jovens, citando o que o eles mais gostam - praia, instagran, dança do passinho -, mas fazendo um contraponto com assuntos que refletem na vida da juventude. "Os jovens não podem ser omissos diante das novas regras da providência, do vazando de ôleo nas praias do Nordeste e a repressão a expressões como a dança do passinho. "Este é um espaço legítimo para discutir e construir polîticas públicas para a juventude", pontuou Antonio Felipe.
Cláudio Gomes, 24 anos, morador da Campina do Barreto, é um dos jovens que participaram das 12 pré-conferências, duas em cada uma das seis Regiões Político Adminstrativas (RPAs) do Recife. Ele destacou os assuntos que vê como fundamentais serem discutidos: a violência contra os jovens e a educação. " Estou no Pró-Jovem e hoje vejo como a educação, por exemplo, é importante para a melhoria da qualidade de vida dos jovens", assegurou, informando que vai participar do Grupo de Trabalho que vai tratar da Educação.
Grupos de Trabalho - A programação segue durante esta tarde de sábado , com o painel que é tema da Conferência: " Defendendo Direitos: Avanços, e Desafios das Políticas Públicas de Juventude no Brasil e no Recife". Neste domingo, os jovens delegados darão continuidade às discussões nos grupos de trabalho para eleger propostas nas áreas de Cidadania e Participação Social/Diversidade e Igualdade, Desporto e Lazer/ Cultura, Saúde, Território e Mobilidade/Sustentabilidade e Meio Ambiente, Educação, Segurança Púplica e Acesso à Justiça, Comunicação e Liberdade de Expressão/Profissionalização, Trabalho e Renda. A Conferência será encerrada na tarde deste domingo com a apresentação da Carta Recife, com as moções aprovadas.
Também participaram da abertura da Conferência a secretária Executiva de Esportes, Yane Marques, o secretário de Inovação Urbana, Túlio Ponzi, secretário Executivo de Segurança Urbana, Paulo Moraes, a representante da Secretaria da Mulher, Iêda Guimarães, o chefe da Unicef para o Semiárido, Denis Larsen, o conselheiro estadual de Políticas de Juventude, Maurício Santos, o coordenador Estadual da Gerência de Programas para Juventude, Alex Armênio. Ainda estiveram presentes os vereadores Rinaldo Júnio e Natälia de Menudo.