Hospital da Mulher encerra campanha do Outubro Rosa com quatro dias de mamografia por livre demanda
Realização de exames, ações de autocuidado e palestras também estão incluídas na programação
A partir desta segunda-feira (28), o Hospital da Mulher do Recife, no Curado, fará quatro dias de ações em alusão ao Outubro Rosa. A programação contará com aplicação de vacinas, ações de autocuidado, palestras e exames. As mulheres poderão fazer, por exemplo, mamografia por livre demanda, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. Mas, é preciso ter entre 50 e 69 anos, como preconiza o Ministério da Saúde, e cartão SUS do Recife. A cada dia, serão oferecidos 30 exames, sendo realizados 15 pela manhã e 15 à tarde.
Também como parte da programação, todos os dias, das 7h às 11h, serão disponibilizados testes rápidos para Sífilis (30 por dia) e HIV (30 por dia). Haverá ainda vacinação contra gripe. Ações de autoestima, como limpeza de pele e maquiagem estão programadas, assim como diversas palestras: Direitos das Mulheres X Câncer de Mama (equipe do Serviço Social); Cuidado com as Mamas (equipe de enfermagem); Câncer de Mama: como prevenir e tratar (palestra da mastologista do HMR); entre outras. Na terça e na quinta-feira, haverá também massoterapia e ginástica laboral. O Outubro Rosa é uma campanha nacional que visa chamar atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama. A doença atinge cerca de 50 mil novos pacientes por ano no Brasil.
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.