Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 31.10.19 - 19h52

PCR divulga o que abre e fecha neste Dia de Finados (2/11)

 

A Prefeitura do Recife informa que no próximo sábado, 2 de novembro, Dia de Finados, funcionarão apenas os serviços considerados essenciais. Para o Dia de Finados, com o objetivo de proporcionar mais conforto ao público, a Prefeitura preparou um esquema especial nos cinco cemitérios públicos do município (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea). Os cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores e Várzea contarão com celebrações religiosas durante todo o dia. Para os que buscam lazer, neste sábado, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível e garantindo um percurso exclusivo que passa pelos principais atrativos turísticos da cidade. No Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), o Dia de Finados terá programação especial: a 12ª edição do Velório Poético, reunião poética promovida por integrantes dos movimentos Invenção de Poesia e Coletivo Oroboro.  

 

Confira abaixo o que abre e fecha no feriado de Finados:  

 

CEMITÉRIOS - A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), realizou uma série de serviços nos cinco cemitérios públicos do município (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea), com o intuito de proporcionar mais conforto ao público no próximo Dia de Finados (02/11). O trabalho de conservação foi intensificado. A expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas circulem pelos locais durante a semana e aproximadamente 15 mil só no Dia de Finados. Os cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores e Várzea contarão com celebrações religiosas durante todo o dia. No primeiro, as celebrações acontecem desde as 7h, com recitação do terço às 8h30 e às 10h celebração da missa. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, irá celebrar, no dia 2, a missa das 10h em Santo Amaro, e a das 16h no Parque das Flores. Pelo quarto ano consecutivo haverá, no cemitério de Santo Amaro, a participação do Conservatório Adventista de Música, no horário das 7h às 17h, com a apresentação da Orquestra de Sinos, instrumentistas e músicos (piano, violinos e flautas). O cemitério de Santo Amaro também contará com atividades religiosas no dia primeiro. Às 9h haverá a recitação do terço e às 10h celebração de missa.

CULTURA - Para assegurar que se mantenham cada vez mais vivas a cultura, a identidade e a memória do povo pernambucano, vários equipamentos mantidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, estarão abertos e cheios de conteúdo e programações palpitantes neste feriado.

No Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), o Dia de Finados terá programação especial: a 12ª edição do Velório Poético, reunião poética promovida por integrantes dos movimentos Invenção de Poesia e Coletivo Oroboro, para pensar e até celebrar a finitude dos homens a partir da imortalidade de suas obras. O homenageado desta edição será Franz Kafka. A programação começa às 17h, será realizada no pátio interno do museu (com acesso pela Rua da União, nº 88), e terá acesso gratuito. Informações: (81) 3355-6871.

No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição Cinco Pontas estará aberta, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação e de seus 400 anos de história para a capital pernambucana. O museu fica no Bairro de São José e o acesso é gratuito. Informações: (81) 3355-3108.

Os parques Dona Lindu e Sítio Trindade também serão ensolarados convites ao lazer no feriado.  

TURISMO E LAZER - Neste sábado (2), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível e garantindo um percurso exclusivo que passa pelos principais atrativos turísticos da cidade. A Ciclofaixa conta com três rotas que convergem no Marco Zero, no Recife Antigo,e reúne cerca de 15 mil pessoas por edição. No domingo (3), o percurso não estará montado por conta da aplicação das provas do Enem, atendendo a um pedido da Secretaria de Educação de Pernambuco. O projeto, que é composto por 36,5 km,conta com três rotas que passam por dezenas de escolas onde estarão sendo aplicadas as provas.  

Tanto sábado quanto domingo, quem fora o Segundo Jardim de Boa Viagem vai contar com o espaço do Lazer na Rua. Das 8hàs 20h, o trecho privilegiado às margens da Orla de Boa Viagem fica à disposição para vivências de lazer ao ar livre. Já os roteiros do Olha! Recife acontecem no domingo (3) e na quarta-feira (6). Serão tours a pé, um pelo bairro de Casa Forte e o outro pelos Pátios de São Pedro e do Terço. A programação completa está disponível no site www.olharecife.com.br.

EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura não funcionam aos sábados. As atividades voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (04).    

PROCON RECIFE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos pelo Procon Recife sede (Derby) funcionam de segunda a sexta, das 8h às 13h. Já nos postos avançados do Compaz Ariano Suassuna e do Compaz Eduardo Campos, funcionam de terça a sexta, das 8h às 13.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos neste sábado (2). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (4), a partir das 8h até as 13h.   

MEIO AMBIENTE – Neste primeiro final de semana de novembro a garotada tem uma boa opção para se divertir aprendendo temáticas ambientais. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), vai realizar atividades especiais no Jardim Botânico do Recife (JBR) e no Econúcleo Jaqueira neste sábado (02) e domingo (03). Os espaços oferecerão atividades durante o dia, dentre elas, oficinas de malabares e sensorial com plantas medicinais; caminhada ecológica e muito mais. Gratuitas, as atividades propõem trabalhar temáticas recreativas e didáticas nos eixos ambientais. 

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Devido ao feriado de Finados, os Compaz Eduardo Campos e Ariano Suassuna não funcionarão neste sábado (2). Abriremos normalmente neste domingo (3), das 9 às 13h.   

MERCADOS E FEIRAS - A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos, o Calçadão dos Mascates (Camelódromo), Anexo do Mercado de São José, Centro de Comércio do Cais de Santa Rita e as Feiras Novas do Recife funcionam das 6h às 13h no próximo sábado (2). No entanto, a abertura de cada boxe é opcional. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL –Neste sábado, 02, quando é comemorado Dia de Finados, as casas de acolhimento institucional da Prefeitura do Recife funcionam normalmente 24 horas. Esses equipamentos são destinados a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de assegurar a proteção integral, garantindo a privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. Público Alvo: Crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência, pessoas idosas e famílias. 

DIREITOS HUMANOS - O Projeto Praia sem Barreiras oferecerá normalmente banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem neste feriado de 02 de novembro. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no Posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau. 

ESPORTES - As 19 Academias Recife estarão fechadas no sábado e reabrem na segunda. 

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados entre o sábado (2). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice Lispector, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 281 01 07. 

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - ASecretaria Executiva dos Direitos dos Animais informa que o funcionamento normal do Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo é de segunda a sexta-feira e, portanto, neste feriado, o equipamento estará fechado. 

SAÚDE - Neste sábado (2), feriado de Finados, as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para atender pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (4).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, será normal para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, também funcionará durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no fim de semana, para os moradores do Recife, entre 8h e 12h.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.