Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 01.11.19 - 15h13

Mágicos, palhaços, árvores e frevo para celebrar a vida no fim de semana da capital pernambucana

img_alt

Nos espaços e equipamentos públicos mantidos pela Prefeitura do Recife, uma diversificada programação convida os recifenses a passear pelas paisagens, histórias e tradições culturais da cidade (Foto: Clélio Tomaz/Divulgação)

 

Neste fim de semana, com o Dia de Finados, os equipamentos e espaços públicos mantidos pela Prefeitura do Recife estarão repletos de programações e atividades, para assegurar que se mantenham cada vez mais vivas a cultura, a identidade e a memória do povo pernambucano.

Festival de Circo do Recife

O fim de semana começa no picadeiro, com a abertura, na noite de hoje (1º), no Teatro Santa Isabel, do Festival de Circo do Recife, realizado pela Luni Produções, com apoio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Só até domingo, serão mais de 16 atividades, oferecidas nos espaços públicos e nos teatros da cidade, com atrações de várias partes do país e do mundo. Até o próximo dia 10 de novembro, artistas e grupos da Espanha, da França, do Uruguai, da Argentina, de São Paulo e Santa Catarina, Ceará e daqui mesmo de Pernambuco combaterão toda apatia e toda descrença com riso, mágica, palhaçada e contorção. Informações e programação: www.festivaldecircodobrasil.com.br.

Velório Poético no MAMAM

No Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), o Dia de Finados terá programação especial: a 12ª edição do Velório Poético, reunião poética promovida por integrantes dos movimentos Invenção de Poesia e Coletivo Oroboro, para pensar e até celebrar a finitude dos homens a partir da imortalidade de suas obras. O homenageado desta edição será Franz Kafka. A programação começa às 17h, será realizada no pátio interno do museu (com acesso pela Rua da União, nº 88), e terá acesso gratuito. Informações: (81) 3355-6871.

Paço promove Arrastão do Frevo no Recife Antigo

No Paço do Frevo, espaço de salvaguarda do ritmo que é patrimônio cultural imaterial da humanidade, não haverá expediente de visitação amanhã (2), mas a programação de domingo (3) convida todo mundo que está vivo a bulir e passear pela alegria, pela história e pela cultura da capital pernambucana. Criado em 1º de novembro de 2004 - quando se comemorou o centenário de nascimento do grande músico e compositor recifense Edgard Moraes -, o Dia do Frevo de Bloco será celebrado neste domingo (3). Em sua 16º edição, o encontro será integrado ao Arrastão do Frevo, programação regular do museu Paço do Frevo que promove o cortejo com agremiações nas ruas do Bairro do Recife. 

A concentração ocorre às 15h30, no Marco Zero, com saída às 16h em direção à Praça do Arsenal. Ao fim do percurso, o público será recebido com um show do Coral Edgard Moraes, anfitrião do encontro, em frente ao Paço. O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Informações: (81) 3355-9500.

 

Exposição Cinco Pontas no Museu da Cidade

No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição Cinco Pontas estará aberta durante todo o fim de semana, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação e de seus 400 anos de história para a capital pernambucana. O museu fica no Bairro de São José e o acesso é gratuito. Informações: (81) 3355-3108.

Os parques Dona Lindu e Sítio Trindade também serão ensolarados convites ao lazer nestes sábado e domingo.

 

MEIO AMBIENTE

 

Oficina de plantas medicinais e caminhada no Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira

Neste primeiro final de semana de novembro a garotada tem uma boa opção para se divertir aprendendo temáticas ambientais. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) vai realizar atividades especiais no Jardim Botânico do Recife (JBR) e no Econúcleo Jaqueira nestes sábado (2) e domingo (3). Os espaços oferecerão atividades durante o dia, dentre elas, oficinas de malabares e sensorial com plantas medicinais; caminhada ecológica e muito mais. Gratuitas, as atividades propõem trabalhar temáticas recreativas e didáticas nos eixos ambientais.

 

Jardim Botânico do Recife (JBR)

Sábado (2)

9h – Caminhada Ecológica: Trilha Cega

10h – Caça ao Tesouro

11h – O Meio que se conta: contação de histórias “A descoberta”

12h – Encerramento MANHÃ

13h30 – Caminhada Ecológica “na trilha da biodiversidade”

14h30 - O Meio que se conta: contação de histórias “João Jiló e as aventuras Du Porto”

15h30 - Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição

16h – Encerramento

 

Domingo (3)

9h – Caminhada Ecológica “sons e movimentos da Mata

10h – Oficina de Expressão Corporal

12h – Encerramento MANHÃ

13h30 – Vivência ambiental “faço parte deste lugar”

14h30 – Oficina de mini hortas “viveiro de mudas”

15h30 – Encerramento

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

 

Econúcleo Jaqueira

Sábado (2)

9h – Oficina de expressão corporal

10h – O Meio que se conta: contação de histórias “O Pequenino Grão de Areia”

11h – Oficina de Malabares

12h – Encerramento MANHÃ

14h – Jogo da Memória Ambiental

15h – O Meio que se conta: contação de histórias “O Morcego e a Cabaça”

16h – Dom em: Recife Frio

17h - Encerramento

 

Domingo (3)

9h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Oficina sensorial com plantas medicinais

11h – O Meio que se conta “Borboletando coisa e tal”

12h – Encerramento MANHÃ

14h – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal (Dom) + Trilha Selvagem

15h – Pocket Show com Maricota

16h – Oficina de criação “Arte no Meio”

17h - Encerramento

 

Econúcleo Jaqueira

Rua do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

TURISMO E LAZER

 

Poço da Panela no roteiro do Olha! Recife

O tour deste domingo (3) do Olha! Recife pelo Poço da Panela será dedicado ao bairro histórico, localizado na Zona Norte da cidade, que já foi centro de lazer e veraneio nos séculos 18 e 19. Ao longo dos séculos, foi preservado seu incrível casario, que faz deste trecho do Recife uma verdadeira viagem no tempo. Para este passeio, o ponto de encontro será a Praça de Casa Forte, de esquina com a Avenida 17 de Agosto, às 9h.

 

Os interessados devem se inscrever hoje (1º), pelo site www.olharecife.com.br. Os passeios são gratuitos, mas os participantes podem ajudar instituições de caridade realizando doações. Agora, estão sendo pedidos materiais escolares, como lápis, borracha e cadernos, que serão direcionados à Orquestra Peixotinho, que desenvolve uma ação social com crianças da Zona Sul do Recife.

 

Serviço

Olha! Recife a pé

Tema: Poço da Panela

Dia: 03/11

Hora: 9h

Saída: Praça de Casa Forte - Avenida 17 de Agosto