Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 04.11.19 - 18h27

Alunos da rede municipal do Recife embarcam nesta terça (5) para mundial de robótica na Hungria

img_alt

Essa é a quarta experiência de alunos da rede em competições internacionais. O desafio será projetar um robô que possa substituir lâmpadas antigas por lâmpadas inteligentes. (Foto: Divulgação)

 

Estudantes da rede municipal de ensino do Recife embarcam nesta terça-feira (05) para disputar a Olimpíada Mundial de Robótica, na cidade de Győr, na Hungria. A equipe é formada pelos estudantes Lorena Brito Lopes (15), Jamesson Kawa da Silva Nascimento (14) e Edson Cristiano Matias dos Santos (13), das escolas municipais João XXIII e Hugo Gerdau. Os estudantes estarão no Aeroporto Internacional dos Guararapes a partir das 20h e o voo sairá às 23h55.

Essa é a quarta experiência de alunos da rede em mundiais, sendo a segunda vez na Word Robot Olympiad (WRO). Em 2014, os estudantes da Prefeitura do Recife participaram como convidados da competição que aconteceu na Rússia, já por conta do destaque do aprendizado em robótica. Em 2016 e em 2017, os estudantes estiveram na Robocup – Campeonato Mundial de Robótica e ficaram entre os oito melhores na Alemanha e no Japão, respectivamente. No próximo ano, eles disputam a Robocup, em Portugal.

"Essa é uma viagem diferenciada. Mais de 70 países participam desse campeonato e nós estamos representando o Brasil", pontuou Suely Bezerra, professora orientadora dos alunos, que contou que antes da viagem os alunos ainda irão treinar no Clube de Robótica do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec) da Prefeitura do Recife e assistirão aula. "Não vejo a hora de chegar a viagem e ver o meu filho em busca do futuro. Nós já organizamos tudo aqui em casa para levar ele no aeroporto amanhã", declarou Janaína Maria da Silva, 34 anos, mãe do estudante Jamesson, um dos integrantes da equipe.

O desafio da WRO é exclusivamente com materiais Lego. Com o tema “Cidades Inteligentes”, a equipe vai encarar a missão da “Iluminação Inteligente”, que é projetar um robô que possa substituir lâmpadas antigas por lâmpadas inteligentes. O robô deverá tirar novas luzes inteligentes da área de armazenamento e as levar para diferentes ambientes (área vermelha, azul, amarela e verde) na construção. Além disso, o robô deverá encontrar as lâmpadas antigas e as levar para área de lixo. Dessa forma, o robô pode modernizar o sistema de iluminação da construção e ajudar a economizar energia. Essa prova foi disputada na etapa nacional, em setembro, em São Paulo.

A Word Robot Olympiad (WRO) é um evento para a ciência, tecnologia e educação, que reúne jovens de todo o mundo para desenvolver a sua criatividade e as habilidades de resolução de problemas através de competições de robótica desafiadoras e educacionais. As equipes precisam criar, projetar e construir robôs que se parecem ou se comportam como um atleta humano.

No âmbito  nacional, os estudantes da rede municipal de ensino do Recife são tricampeões da OBR Nacional  (2015, 2016 e 2019). Em 2017 e 2018, eles conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, na mesma competição. Na competição Larc, em 2016, eles ficaram em quarto lugar; em 2017 ficaram em terceiro lugar; em 2018, em sexto lugar; e neste ano de 2019 em terceiro lugar.