Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 05.11.19 - 16h57

Santos Dumont recebe competições de vôlei de praia dos Jogos Escolares do Recife

img_alt

Disputas da modalidade reuniram 36 alunos de 8 escolas da rede municipal de ensino (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Único esporte olímpico em que o Brasil se consagra como maior potência olímpica em número de medalhas conquistadas, o vôlei de praia não poderia ficar de fora dos Jogos Escolares do Recife. As competições da modalidade aconteceram nesta terça (5), nas quadras de areia do Parque Santos Dumont, em Boa Viagem, reunindo 36 alunos de 8 escolas da rede municipal de ensino. A partir da quarta (6), chega a vez das modalidades coletivas, começando pelo basquete, que será disputado até a sexta, a partir das 9h, no ginásio Marcelino Lopes, na sede do Sport Club do Recife.

Desde 1996, quando o vôlei de praia se tornou esporte olímpico, o Brasil conquistou 13 medalhas, contra dez dos Estados Unidos, que entanto lidera em número de ouros. “Nossa escola foi campeã do vôlei nos Jogos Escolares de 2017. Treinamos nas aulas de educação física e formamos também um grupo para jogar em duplas. Pratico desde o ano passado e está é a minha primeira competição”, diz o aluno Felipe Rodrigues, que cursa o 9º ano na Escola Municipal Pedro Augusto, no bairro da Boa Vista.

A Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no Derby, foi representada por quatro atletas. “Começamos jogando vôlei no recreio e o professor nos estimulou a formar o time. Também participo da equipe de robótica, que foi vice-campeã regional e disputou o brasileiro no Rio Grande do Sul”, afirma o estudante Rodrigo Santana, 16 anos. Os Jogos Escolares são realizados pela Prefeitura do Recife, numa parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação.

No total, os Jogos têm dez modalidades: futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, natação, badminton, luta olímpica e xadrez. O torneio, que dá acesso ao Bolsa Atleta Recife, bateu recorde de inscrições em 2019 e chegou a 2.047 atletas confirmados, 70% a mais do que os 1.200 do ano passado. A inclusão de atletas com deficiência está garantida, com as disputas de vôlei sentado, paratletismo, xadrez paralímpico e natação paralímpica. Participam 30 unidades de ensino de anos finais da rede municipal do Recife.

ESTÍMULO - Os campeões dos Jogos Escolares terão direito ao Bolsa Atleta Recife, iniciativa da Prefeitura que vai distribuir remuneração mensal de R$ 300 para os atletas que conquistarem medalha de ouro na competição. “Dos 86 primeiros beneficiados pelo Bolsa Atleta, 84 conseguiram o benefício a partir do desempenho nos Jogos Escolares. Ficamos muito felizes com o aumento no interesse dos estudantes”, afirma a secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

A competição municipal funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), outra via de acesso ao Bolsa Atleta Recife,  que remunera os campeões estaduais com R$ 400 por mês. Por sua vez, os destaques dos JEPs ganham acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.