Recife apresenta experiência do Programa Rede Viver no I Encontro Nacional de Comunidades Terapêuticas
A experiência do Projeto Rede Viver da Prefeitura do Recife, além de sua abrangência no que tange a política sobre drogas nas áreas de inserção, prevenção e pesquisa,tem a proposta de criar parcerias com organizações do terceiro setor que trabalham com dependência química, decorrente do uso e abuso de álcool e outras drogas. O desejo em atender esse público foi exposto durante o I Encontro Nacional de Comunidades Terapêuticas. O evento foi promovido durante dois dias no Recife, pela Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (Feteb), no Teatro Beberibe, Centro de Convenções com o apoio da Prefeitura do Recife.
Com o tema “Valorizando Conquistas e Construindo Caminhos”, o Encontro também debateu a legislação nacional e pernambucana, a reinserção social, entre outros assuntos. “O momento foi uma oportunidade de aproximar e conhecer atores do processo terapêutico para que haja fortalecimento do trabalho, mostrando que é fundamental que o setor público caminhe juntamente com o privado, cada um com seu papel para mudar o quadro de dependência química de muitos usuários”, explicou a Secretária Executiva de Políticas sobre Drogas, Ana Paula Marques, que reconhece a importância de projetos como o Projeto Rede Viver, principalmente ao se constatar que Recife é a única cidade do Estado de Pernambuco a oferecer vagas de atendimento terapêutico.
Durante o encontro, os mobilizadores sociais, da gerência de Prevenção da Sepod, apresentaram um esquete do Papo Reto,ação que faz parte do Programa Mobiliza, onde foi trabalhada a importância dos Fatores de Proteção e Fatores de Risco, fomentando a reflexão a respeito das influências e relações saudáveis e não saudáveis do convívio social, e o peso que elas têm nas consequências das decisões de usuários.
Estiveram presentes no Encontro, autoridades nacionais na área de política de drogas, como o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, o Secretário Estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides; o Presidente da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas (Confenact), Doutor Adalberto Calmon; o Presidente da Cruz Azul no Brasil, Doutor Rolf Hartmann, o Presidente da Federação Norte e Nordeste de Comunidade Terapêutica (FENNOCT), Célio Barbosa, além do Deputado Estadual, pastor Cleiton Collins, e a vereadora do Recife, missionária Michele Collins.