Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 06.11.19 - 11h40

Campeões brasileiros de robótica seguem em busca de título mundial

img_alt

Os alunos do Recife são os únicos de escola pública a representar o país na World Robot Olympiad (WRO), que acontece na cidade de Györ, na Hungria, entre os dias 07 e 10 de novembro (Foto: Marcos Pastich/PCR)
 
 

Após serem campeões brasileiros na categoria Júnior da World Robot Olympiad (WRO), os alunos da rede de ensino do Recife seguem em busca do título mundial na Olimpíada de Robótica. Na noite desta terça-feira (05), a equipe formada pelos estudantes Lorena Brito Lopes (15), Jamesson Kawa da Silva Nascimento (14) e Edson Cristiano Matias dos Santos (13), das escolas municipais João XXIII e Hugo Gerdau, embarcaram para a cidade de Györ, na Hungria, onde acontece a competição nos próximos dias 07 e 10 de novembro. Eles são os únicos representantes de escola pública do país a conquistar a vaga para disputar o mundial, que terá outras 50 equipes concorrentes do mundo todo.

“O programa Robótica na Escola está completando cinco anos de existência e, pela quarta vez, a Prefeitura do Recife está levando os alunos para uma olimpíada internacional, disputando entre os melhores do mundo. Os estudantes da nossa rede já estiveram presentes em campeonatos na Rússia, na Alemanha e no Japão. Nós estamos investindo no futuro deles, e cada vitória mostra que eles podem conquistar o mundo”, declarou Bernardo D'Almeida, secretário de Educação do Recife.

Esse sentimento de investimento no futuro é uma certeza para os pais dos alunos, que estiveram no aeroporto para se despedir. É o caso de Bruna Matias, mãe de Edson Matias, que está no 8º ano do Ensino Fundamental. “A minha emoção está a mil. Eu só posso agradecer a oportunidade que meu filho está tendo. A robótica vem ajudando no desenvolvimento e crescimento do meu filho. É muito difícil criar ele sozinha e chegar até aqui foi uma vitória”, declarou.

O desafio da WRO é exclusivamente com materiais Lego. Com o tema “Cidades Inteligentes”, a equipe vai encarar a missão da “Iluminação Inteligente”, que é projetar um robô que possa substituir lâmpadas antigas por lâmpadas inteligentes. O robô deverá tirar novas luzes inteligentes da área de armazenamento e levá-las para diferentes ambientes (área vermelha, azul, amarela e verde) na construção. Além disso, o robô deverá encontrar as lâmpadas antigas e transportá-las para área de lixo. Dessa forma, o robô pode modernizar o sistema de iluminação da construção e ajudar a economizar energia. Essa prova foi disputada na etapa nacional, em setembro, em São Paulo, quando eles venceram outras 70 equipes do país todo.

“Durante a prova, a gente tem duas horas para montar e programar o robô na frente dos técnicos. Nosso treino foi bastante puxado e espero muito voltar com o título na bagagem”, contou a estudante Lorena, que está no 9º ano do Ensino Fundamental. “Nós estamos prontos e vamos trazer esse título para o Brasil. Essa é a nossa primeira viagem internacional e não vamos parar aqui”, completou o aluno Jamesson Nascimento, do 8º ano do Ensino Fundamental.

A World Robot Olympiad (WRO) é um evento para a ciência, tecnologia e educação, que reúne jovens de todo o mundo para desenvolver a sua criatividade e as habilidades de resolução de problemas através de competições de robótica desafiadoras e educacionais. As equipes precisam criar, projetar e construir robôs que se parecem ou se comportam como um atleta humano.

No âmbito  nacional, os estudantes da rede municipal de ensino do Recife são tricampeões da OBR Nacional  (2015, 2016 e 2019). Em 2017 e 2018, eles conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, na mesma competição. Na competição Larc, em 2016, eles ficaram em quarto lugar; em 2017 ficaram em terceiro lugar; em 2018, em sexto lugar; e neste ano de 2019 em terceiro lugar.

ASSUNTOS: