Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 11.11.19 - 18h28

Prefeitura do Recife inicia sinalização da II Etapa da rota Jornalista Graça Araújo

Com a nova rota, de 1,4 km entre os bairros de Santo Amaro e Espinheiro , o Recife chegará a 101 km de malha cicloviária.

O compromisso com a mobilidade sustentável e com a segurança viária dos ciclistas já é marca da atual gestão. Agora, o Recife se prepara para receber mais uma rota ciclável, viabilizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Será entregue, até o final do mês de novembro, a II Etapa da rota Jornalista Graça Araújo, com 1,4 km de extensão e conexão com a I Etapa do equipamento, localizado na altura da Rua dos Palmares. Com essa nova rota, o Recife chegará a 101,4 km, o número representa uma expansão superior a 320% na malha cicloviária existente no município desde 2013, quando havia 24 km. No último dia 5, a capital pernambucana atingiu a marca de 100 km de malha cicloviária. 

A nova etapa, que terá 1,4 km extensão, sairá da Rua dos Palmares, após o término da Ciclovia Jornalista Graça Araújo e seguirá à direita na mesma via para acessar as ruas Álvares de Azevedo e Doutor Leopoldo Lins, até a altura da Avenida Governador Agamenon Magalhães. O equipamento continuará na travessia da Avenida Governador Agamenon Magalhães pela Rua Buenos Aires até a Rua da Hora. Além disso, a rota também voltará da Rua Doutor Leopoldo Lins pela pista local da Avenida Governador Agamenon Magalhães, através da Rua Monte Castelo, para a faixa de retorno da Avenida João de Barros e Rua Álvares de Azevedo. Com essa nova etapa, a Rota Jornalista Graça Araújo passará a ter 4,2 km e de extensão e contemplará os bairros de Santo Amaro e do Espinheiro.

Além da ampliação da malha cicloviária, a nova rota possibilitará diversas conexões. A II Etapa da Rota Jornalista Graça Araújo conecta-se com a Ciclovia Jornalista Graça Araújo, que se liga à Ciclofaixa Santo Amaro para se conectar com a Ciclovia Avenida Norte e com o Eixo Cicloviário Camilo Simões. Esta última se conecta à Rota Boa Vista, na Rua da Aurora e com a Zona 30 do Bairro do Recife, formando um total de mais de 17 km de rotas cicláveis interligadas no centro do Recife.

Confira o mapa.

 A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, explica que a CTTU tem estudado locais para implantar novas rotas cicláveis para aumentar ainda mais a extensão da malha cicloviária da cidade. "Estamos felizes em ultrapassar a marca histórica dos 100 km, mas, por reconhecer que ainda temos muito serviço a fazer, continuamos trabalhando para entregar mais equipamentos que garantam a segurança viária dos ciclistas e incentivem o respeito a esse modal", destaca a gestora.

Para regulamentar a implantação das novas rotas, a CTTU vai realizar a manutenção de toda sinalização vertical e horizontal das vias correspondentes. Além disso, a maior parte dos percursos passará a ter velocidade regulamentada de 40 km/h. É importante ressaltar que, com o objetivo de dar mais segurança viária a todos os modais, a CTTU também irá realizar o disciplinamento dos estacionamentos existentes nas vias nas quais as novas rotas serão implantadas.

Durante as semanas seguintes ao início da operação de cada novo equipamento, que acontecerão conforme o serviço de sinalização for concluído, serão destacadas equipes de agentes e orientadores de trânsito para realizar o trabalho de monitoramento e orientação nos locais. É importante ressaltar que aqueles que insistirem no descumprimento da sinalização podem ser notificados. As multas podem ser grave, em caso de estacionamento irregularmente na ciclofaixa (R$ 195,23 e 5 pontos na CNH); ou gravíssima multiplicada por 3x, se transitar na ciclofaixa (R$ 880,41 e 7 pontos na CNH).