Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 12.11.19 - 00h26

Projeto Pátio Criativo promove escuta popular para assegurar novos usos ao Pátio de São Pedro

img_alt

Prefeitura do Recife reúne empresários, ativadores culturais e usuários do Pátio para promover mudanças no uso e ocupação do entorno que conta tantos capítulos da história e da cultura recifenses. Próximo encontro será no dia 21 de novembro. (Foto: Mauricio Ferry/Seturel)

 

Com o objetivo de criar mecanismos de participação popular e de construção colaborativa de políticas públicas para assegurar uma ocupação mais criativa e efetiva do Pátio de São Pedro, a Prefeitura do Recife reuniu, hoje à tarde (11), artistas, ativadores culturais, chefs de cozinha e demais representantes da sociedade civil para apresentação do Projeto Pátio Criativo, na Sacristia da Igreja São Pedro dos Clérigos.  

Criado pelas secretarias de Cultura e de Turismo, Esportes e Lazer e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, o projeto prevê a complementação do atual calendário cultural do Pátio de São Pedro com uma série de outras programações e intervenções, que já começaram a sair do papel, por meio de atividades como o IV Festival Delícias da Comunidade e a Mostra de Turismo Criativo do Recife, realizados nos últimos meses de agosto e outubro. 

“Esse projeto é fruto de muitas conversas que já tivemos com empresários locais e sociedade civil em geral. Estamos inserindo o Pátio de São Pedro, equipamento cultural e histórico dos mais importantes da cidade, num processo inovador de ocupação pautada pela criatividade, para atrair cada vez mais recifenses e turistas para viver a cidade e suas maiores riquezas”, explicou Ana Paula Vilaça, secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife.

Tendo como objetivos a dinamização turística e econômica daquele entorno histórico por meio de intervenções criativas e inteligentes, estimulando novos usos e ocupações, melhorias urbanas e reforço no calendário de eventos que usam o Pátio como cenário, o projeto terá a participação popular em cada uma de suas etapas, promovendo escutas sistemáticas com usuários e empresários do entorno, além de representantes de movimentos culturais e sociais os mais diversos. 

“Tanta gente diferente reunida em torno do Pátio acende em mim uma esperança de um grande futuro para um entorno que ostenta um passado tão eloquente”, disse a secretária de Cultura Leda Alves. “Estamos prontos para construir um Pátio de São Pedro cada vez mais vivo, com a participação popular que é essencial a qualquer projeto que se pretenda bem sucedido. Quanto mais escuta, menos erro”, acrescentou Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A próxima reunião do calendário de encontros que consolidam a instância de governança participativa do Pátio de São Pedro foi marcada para o próximo dia 21, às 9h, na mesma Sacristia da Igreja São Pedro dos Clérigos. Na ocasião, deverão ser definidas as primeiras atividades do novo calendário criativo, para começar a escrever, a muitas mãos,  os próximos capítulos da longa história do Pátio de São Pedro.

Sobre o Pátio - Belo conjunto arquitetônico, datado do século XVIII, que comunga fé, cultura e história, o Pátio de São Pedro é um equipamento cuja representatividade e importância para o Recife transcendem os ciclos festivos. Muito mais que palco para os festejos mais importantes da cidade, como o Carnaval e o São João, o Pátio é, em si, uma festa para olhos e ouvidos atentos. 

Tombado desde 1938, aquele entorno é protagonizado pela Igreja de São Pedro dos Clérigos, joia do barroco brasileiro erguida a partir de 1728, que está rodeada por outras construções, também históricas, onde funcionam vários equipamentos públicos, mantidos pela Prefeitura do Recife, como os memoriais Chico Science e Luiz Gonzaga, o Núcleo de Cultura Cidadã e o Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, além de restaurantes e bares, que temperam, há décadas, o lugar.