Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 13.11.19 - 15h16

Viver o Centro promove experiências culturais e movimenta o comércio neste final de ano

img_alt

Projeto faz parte de uma ação integrada entre a Prefeitura do Recife e a iniciativa privada, movimentando o Centro do Recife com atrações culturais, oficinas e sorteio de prêmios. O reforço da segurança também é uma das novidades. (Foto: Cortesia)

 

A partir desta sexta-feira (15), quem for ao Centro do Recife vai contar com ações integradas de valorização do comércio e da vivência da cidade. O projeto Viver o Centro começa a fazer parte da rotina do cidadão em paralelo à abertura do Comércio nos Domingos e Feriados, que segue até o dia 31 de dezembro. A ação é fruto de um trabalho integrado entre a Prefeitura do Recife, CDL e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE. Serão ofertadas diversas ações de cultura, educação, saúde, lazer e recreação, nas ruas conhecidas como Corredor do Comércio (Rua Nova e Rua Duque de Caxias) e Praça da Independência.

"Desde 2013, o recifense começa a despertar a vontade de viver a cidade. Seja andando de bicicleta aos domingos, seja se aproximando do rio Capibaribe, seja resgatando a autoestima e o orgulho do cidadão nos morros. Essa iniciativa é importante para resgatar o hábito de "Viver o Centro". A Prefeitura do Recife vem desenvolvendo ações estruturantes no centro, a requalificação da Conde da Boa Vista e do Mercado São José, o projeto Pátio de São Pedro, e a redescoberta da Praça Dom Vital, são alguns exemplos. Viver o Centro é uma ação inédita que pode embasar futuras requalificações permanentes", apontou o Secretário de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi.

Com ações previstas até o final de dezembro, o projeto Viver o Centro contará com uma série de eventos envolvendo artistas locais, shows de mágica, performances circenses, desfiles de moda e festivais gastronômicos, viabilizados pela Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Inovação Urbana e Turismo, Esportes e Lazer.

O projeto Viver o Centro nasceu a partir da necessidade de requalificar a região, com ações que resgatem a tradição de frequentar o Centro e ativem todo o seu potencial cultural, histórico e turístico. A iniciativa deve ter continuidade após o período natalino, com eventos permanentes nos finais de semana. "A ideia inicial do projeto Viver o Centro é criar ativações lúdicas e efêmeras nas ruas do centro da cidade no intuito de provocar reações e atrair o olhar do cidadão novamente para o espaço em que ocupa. A partir das percepções e reações poderemos pensar e construir juntos ativações permanentes", falou a arquiteta e urbanista, Gabriela Meireles, coordenadora do Viver o Centro. 

A programação conta ainda com intervenções proporcionadas pelo Sesc e Senac-PE, como ações educativas de saúde bucal, nutrição, oficinas de automaquiagem, atividades recreativas com jogos populares e apresentações de grupos de pastoris e corais.

"O Centro da Cidade é do interesse de todos e precisamos de ações conjuntas para fortalecer e reacender essa experiência tão tradicional de viver a nossa cidade. Por isso, pensamos em ações para contagiar todo o Corredor do Comércio e entorno", afirmou Cid Lôbo de Mendonça, presidente da CDL. Neste sábado (16), das 10h30 às 11h30, vai ter música e desfile de moda na Rua Nova. Às 13h vai ter performance do mágico Diogo Hunter; e das 14h às 17h, vivência lúdica com a Cia. Brincantes do Circo. A população poderá acompanhar a programação completa através do site e das redes sociais da CDL Recife (www.cdlrecife.com.br | @cdlrecife).

 

Segurança

Também neste mês, a partir do dia 25 de novembro, drones operados por policiais militares da Agência de Inteligência farão o monitoramento das ruas dos bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista. A ação reforça o esquema já montado pela Polícia Militar de Pernambuco, que contempla câmeras de segurança. Nesse período de final de ano, ainda serão instaladas estruturas elevadas de observação que estarão posicionadas em locais estratégicos, em vias com maior circulação de pessoas, como a Avenida Conde da Boa Vista e as Ruas do Corredor do Comércio, Nova, Duque de Caxias e Imperatriz.

“A estimativa é que mais de 1 milhão de pessoas circulem diariamente no Centro do Recife no período de final de ano. E para proporcionar mais tranquilidade para os consumidores, este ano a CDL Recife está investindo, juntamente com os lojistas, em novos equipamentos como Drone e Plataformas de Observação, que irão ajudar à Polícia Militar a realizar um trabalho ainda mais eficiente, trazendo uma sensação muito maior de segurança para a população”, afirma Cid Lôbo de Mendonça, presidente da CDL Recife.

 

Prêmios

E para complementar o cronograma de ações para o mês de dezembro, a partir do dia 10 será iniciada a campanha Natal Premiado 2019, promovida pela CDL Recife, que irá sortear grandes prêmios para os consumidores e trará o Papai Noel do Centro e parque infantil, no Pátio do Livramento e Rua Imperatriz. “Neste final de ano convidamos todos os recifenses e visitantes a redescobrir o Centro da Cidade, onde o consumidor vai encontrar variedade de produtos, preços acessíveis, segurança para circular e entretenimento para toda a família”, afirma Cid Lôbo.

 

Mobilidade e Controle Urbano

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) tem trabalhado desde setembro para a melhoria do ordenamento do Bairro de São José. Na última etapa realizada, a pasta retirou barracas que ocupavam a Rua do Porão e a Travessa do Macêdo, ambas no entorno do Mercado de São José. Agora, os trabalhadores recebem os seus clientes no o Centro de Comércio do Cais de Santa Rita e no Anexo do Mercado de São José, em funcionamento desde setembro e que ficam próximo ao terminal de ônibus do bairro. As melhorias têm como objetivo dar mobilidade à população, melhores condições de trabalho aos ambulantes e mais vida ao bairro, que abriga importantes pontos turísticos. Ações voltadas para o ordenamento do comércio informal estão entre as prioridades da Prefeitura do Recife, que já inaugurou também Feiras Novas nos bairros de Afogados, Nova Descoberta e Água Fria e ordenou largos comerciais como o de Casa Amarela. 

Com mais essa mudança, a Prefeitura do Recife dá um novo passo para a melhoria do ordenamento do Centro do Recife. O Mercado de São José, a Praça Dom Vital e a Basílica da Penha estão mais visíveis para o turista e para o recifense, o pedestre tem mais mobilidade e os comerciantes têm um lugar mais confortável e digno para comercializar seus produtos. As obras para recuperação do pavimento original da área, drenagem e implantação de travessias elevadas estão a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e têm o prazo estimado até dezembro deste ano. O investimento será de R$ 743 mil e as intervenções vão beneficiar uma área total de 2.226,10 m². As laterais Leste (a partir da Rua Padre Muniz até a Rua do Porão) e Sul (a partir da Rua José do Ribamar até a Rua Padre Muniz) do Mercado de São José serão pedestrianizadas ao fim das obras, para garantir uma mobilidade segura e o uso do espaço público pelos pedestres.