Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 14.11.19 - 10h57

Mais Vida nos Morros transforma vida de moradores de Lagoa Encantada

img_alt

A comunidade do Ibura é a 31ª área a receber o Mais Vida nos Morros, projeto realizado pela Prefeitura do Recife que leva cor, arte urbana e consciência ambiental para comunidades. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

O entusiasmo era nítido no rosto de todos. De um lado, as crianças brincavam pelos novos espaços e a moradora cuidava com carinho do jardim recém plantado. Do outro, os vizinhos se acomodavam no banco novinho para conversar, enquanto lá do alto outros moradores admiravam a nova paisagem que tomou conta da vizinhança. Isso porque o Mais Vida nos Morros chegou a comunidade de Lagoa Encantada no Ibura, e como de costume, transformou a vida da população. Para marcar a entrega oficial de mais uma etapa do projeto, o prefeito Geraldo Julio visitou o local na tarde desta quarta-feira (13).

Durante a visita, o prefeito Geraldo Julio destacou a participação da comunidade para o sucesso do projeto. “Nosso desafio é fazer com que o espaço público seja utilizado pelas pessoas. Aquela área que era degrada, usada como ponto de lixo, as vezes usada pela criminalidade, agora se transforma em locais vivenciados pela população.  O mais importante é que as crianças, adultos e idosos podem usufruir desses espaços feito pelas mãos da própria comunidade. Com certeza vai ser melhor cuidado”, afirmou. Geraldo Julio também destacou o investimento de R$ 500 mil em obras de infraestrutura. “Nessa área tivemos obras de proteção de encosta, escadaria e corrimão, que se somou as intervenções do Mais Vida. É sempre importante quando a gente consegue somar, porque os resultados são maiores ainda”, finalizou.

No bairro, as ruas Dr. César Montezuma, Santa Joana e Alfredo Eugênio M. de Almeida, passaram por uma transformação completa, pensadas para tornar a área mais humanizada e voltada para as crianças. As vielas foram transformadas em mini hortas comunitárias, onde qualquer morador pode plantar e colher alimentos; os espaços ociosos deram lugar a “varandas brincantes” equipadas com banco, jardineira e pinturas lúdicas que estimulam a brincadeira e a varandas jardins onde foram cultivadas plantas e flores. O local também recebeu caminhos brincantes com pinturas no piso que estimulam os sentidos e a ludicidade, também foram construídas pausas urbanas onde se pode descansar em bancos e contemplar a paisagem; além de arte urbana espalhada pelas casas e muros, assinada pelo artista urbano Teo Armando, que junto à população deu uma visual impar ao lugar.

O secretário executivo de Inovação Urbana Tullio Ponzi, falou sobre a ação. “Este projeto é uma nova forma do poder público olhar para a população. Desta forma a população também passa a olhar de outra forma para o poder público, o cidadão passa a querer cobrar mais, reivindicar, mais principalmente ser parte da solução”, destacou. “A prefeitura vem estimulando o exercício da cidadania de uma forma ativa, e o resultado é esse, uma transformação na vida das pessoas. Para se ter uma ideia, os moradores antes não saiam de casa, tinham pouca convivência entre si. Hoje é uma completa transformação”, declarou.

A praça também ganhou vida, com brinquedos requalificados, pintura lúdica no piso, nas mesas e bancos, além de um mural pintado com a participação das crianças. Já a escadaria da rua Dr. César Montezuma ganhou aplicação de um mosaico de cerâmica nos seus 110 degraus com a ajuda da comunidade que conseguiu juntar milhares de cacos de cerâmica que seriam descartados. Além das intervenções físicas, foram realizadas gincanas, oficinas de compostagem, culinária sustentável, reciclagem criativa, contação de histórias. Um ponto crítico de lixo também foi eliminado e transformado em uma área de descanso e conversa, com a instalação de uma mini horta.

Dona Maria José 57 anos, mora há trinta na comunidade. “O projeto está de parabéns. Sou muito grata porque ele trouxe muitas coisas boas. Sofri muito com um lixão colocado próximo a minha casa, mas ele foi retirado com essas mudanças, foi difícil, mas foi resolvido. Aqui quando chovia era um transtorno e essas mudanças trouxeram mais conforto para a vida de todos. Mas a maior alegria foi ver uma vizinha deficiente que mora lá no alto, que para ela sair de casa tinham que descer com ela nos braços. Hoje o carro sobre até a casa dela. Essas mudanças nos trouxe mais dignidade e esperança de um futuro melhor”, afirmou.

Seu Cícero Moreira, morador da rua Santa Joana, era um dos mais animados. “Estou muito satisfeito porque essa era uma demanda muito antiga e só o prefeito Geraldo Julio que fez. Eles construíram um muro de arrimo e calçaram. Antes o acesso era muito ruim, até para socorrer uma pessoa doente era um sufoco, agora as coisas melhoraram totalmente. Agradeço a prefeitura, aos trabalhadores e de toda equipe que participou das obras e ajudou a transformar nosso bairro nessa beleza que vocês estão vendo hoje”, contou.

Realizado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, em parceria com as Tintas Coral, o Mais Vida nos Morros vem repensando e redesenhando os espaços públicos e com a participação da população tem transformado muitas comunidades. Para esta ação, foram utilizadas cerca de 1.370 litros de tinta, doados pela Tintas Coral, o que beneficiou mais de 100 casas e os diversos espaços públicos da comunidade. O programa, que teve início em 2016, já beneficiou diretamente 15 mil moradores de 31 comunidades espalhadas no Recife. Em maio deste ano, o programa foi apontado pela ONU-Habitat como referência de inovação em políticas públicas por apostar no engajamento e no protagonismo dos moradores.

Programa – O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, onde a partir do protagonismo e engajamento dos moradores se inicia a transformação da sua própria comunidade. O morador participa desde a criação das soluções urbanas e ambientais até a parte de colocar a mão na massa. O programa, que teve início em 2016, está beneficiando diretamente 15 mil moradores de 31 comunidades espalhadas no Recife. O projeto faz parte do movimento Tudo de Cor, da Coral, uma plataforma sociocultural dentro da área de sustentabilidade da AkzoNobel que promove mobilização com impacto social e cultural.  O Mais Vida nos Morros vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. Premiado pelo Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI) como programa mais relevante para a primeira infância entre todos os projetos desenvolvidos, desde 2012, pelos líderes formados no Centro de Desenvolvimento da Criança, da Universidade de Harvard, em outubro desde ano. O Mais Vida nos Morros conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor.

As comunidades de Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Alto José do Pinho/Mangabeira, Três Carneiros, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe, Vasco da Gama, Pedra Bonita, Alto José Bonifácio, Burity, Saramandaia, Rua da Bela Vista, Alto do Pascoal, Córrego Domingos Sávio, Alto da Brasileira, Alto do Caeté, UR-7, Fortim, Alto da Bela Vista, Alto São Sebastião, São Xavier, UR-1, Vietnã, Dancing Days, Coque, Coelhos e Lagoa Encantada, já foram finalizadas. 

Sobre a AkzoNobel

A AkzoNobel é apaixonada por tinta. Somos especialistas e temos orgulho de produzir tintas e revestimentos, estabelecendo o padrão em cor e proteção desde 1792. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon – conta com a confiança dos nossos clientes em todo o mundo. Com sede na Holanda, operamos em mais de 150 países e empregamos cerca de 34.500 pessoas talentosas que são apaixonadas em entregar produtos e serviços de alto desempenho aos nossos clientes. Para mais informações, por favor, acesse www.akzonobel.com. © 2019 Akzo Nobel N.V.