Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 20.11.19 - 17h36

Prefeitura capacita mais 30 pessoas para o mundo do empreendedorismo no Recife

img_alt

Nova turma do curso Forme recebeu os certificados de conclusão e está pronta para se lançar no mundo dos negócios. (Foto: Antônio Tenorio/PCR)

A Prefeitura do Recife concluiu, na noite desta terça (19), mais uma turma do curso Formação Empreendedora Empresarial (Forme), que tem o objetivo de capacitar os Microempreendedores Individuais (MEIs) para desenvolver comportamentos, atitudes e práticas empreendedoras. Os 30 formandos receberam os certificados em cerimônia realizada na Escola Profissionalizante Zuleide Gomes, em Beberibe, onde as aulas aconteceram. O curso é fruto de parceria da PCR, por meio da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), com a Fecomércio e o Sebrae.

 

O secretário Antônio Júnior prestigiou o evento e fez um discurso motivador para os novos empreendedores. “As pessoas precisam ter a oportunidade de se capacitar para que possam gerir seus próprios destinos. O curso foi uma ótima chance que vocês tiveram de se qualificar e aprender. Isso é educação e cidadania”, afirmou.

 

De acordo com o gestor, muitas profissões vão ser extintas devido às novas tecnologias, mas o empreendedorismo sempre continuará. “Além da qualificação, a Prefeitura também garante para vocês a assessoria da Sala do Empreendedor, que ajuda a tocar os negócios, e tem agora também o microcrédito. Só este ano, articulamos a concessão de R$ 4,5 milhões em crédito, via instituições financeiras, para 1700 pessoas poderem iniciar ou capitalizar seus próprios negócios”, destacou.

 

“Depois que fiz o Forme, já estou vendo o mercado de trabalho com outros olhos. Agora eu sei que é preciso ter uma estratégia antes de começar um negócio, para aumentar as chances de sucesso. Foi muito bom poder compartilhar experiências de vida com os colegas”, ressalta Felipe José, um dois concluintes da turma.

 

CAMINHADA - O curso teve carga horária de 99h e duração de 33 dias. Durante as aulas, os alunos criaram uma empresa fictícia e trabalharam seus desafios como se ela realmente existisse. No final, os planos de trabalho foram apresentados a uma bancada de investidores. “Foi uma caminhada intensa e profunda. É muito importante saber que todos mergulharam de cabeça no curso. Agora estamos com 30 novos empreendedores”, elogiou a professora Roberta Albuquerque.