Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 20.11.19 - 18h12

6ª edição do Festival Educar para uma Cidade Sustentável reuniu expressão artística, sustentabilidade e diversão no Compaz Escritor Ariano Suassuna

Mais de 1.500 alunos de 67 escolas municipais apresentaram esquetes teatrais, paródias, exposições e musicais com base na temática das Mudanças Climáticas

Alunos de 67 escolas municipais foram as grandes estrelas do Festival Educar para uma Cidade Sustentável, programa de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade que teve sua culminância em um palco montado desde a última segunda-feira (18) no Compaz Escritor Ariano Suassuna. Durante três dias, mais de 1.500 estudantes apresentaram esquetes teatrais, paródias, exposições, lendas, musicais, brinquedos sustentáveis e expuseram seus trabalhos produzidos ao longo do ano letivo nas instituições de ensino. Promovido pela Prefeitura do Recife, o encontro celebrou a conclusão das atividades do programa com muita troca de experiências e reforçou a importância da educação ambiental nas escolas.  

Não faltou criatividade e atenção ao meio ambiente dialogados através de conceitos e atitudes de preservação e conservação. As performances tiveram como base a temática deste ano, Mudanças Climáticas, incluindo também eixos como o verde urbano, resíduos sólidos, biodiversidade, água e consumo consciente.  Exposições de jogos, esculturas, quadros e desenhos produzidos com materiais recicláveis ganharam espaço em estandes montados pelas escolas para que os alunos pudessem conhecer as formas de produção e reaproveitamento e interagir com os objetos em atenção à reciclagem. Com performances de violino, rabeca, paródias de funk, forró e rap, a garotada desenvolveu estilos musicais com letras que versavam sobre a importância dos rios e mares, a destinação correta do lixo, a preservação dos animais e dos ecossistemas, cumprindo o importante papel de transmitir mensagens ambientais importantes. 

Isabel, 13 anos, aluna da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, participou da apresentação “Manifesto do plástico” e esteve atenta a exibição dos trabalhos dos colegas. “Nos preparamos com bastante esforço e muita dedicação para o festival e o conhecimento que irei levar do evento são todas as temáticas trabalhadas pelas escolas que pude acompanhar. Nós precisamos não só respeitar o meio ambiente e conhecer mais sobre ele, como também fazer nossa parte no cuidado e preservação da natureza”, pontuou.

 

Com o encerramento das apresentações nesta quarta-feira (20), a equipe de analistas ambientais da SMAS irá avaliar as notas e projetos levando em consideração a maior coerência e alinhamento com os critérios do programa, como a fidelidade ao tema e o envolvimento comunitário. A premiação, que será divulgada no início da próxima semana no site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, irá contemplar seis escolas e uma creche com uma visita ao Parque Metropolitano Armando Holanda Cavalcanti, em Suape, dia 11 de dezembro. Desde 2014, aproximadamente 140 escolas, creches e CMEIs já passaram pelo programa, ao longo dos quais mais de 100 mil estudantes, com idade entre 2 a 14 anos, foram sensibilizados acerca da importância da adoção de atitudes sustentáveis. 

 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, pontua que a educação ambiental é um dos principais assuntos trabalhados na gestão atual e que o papel dos estudante é fundamental no processo: “Queremos que os alunos  aprendam e tenham consciência que o futuro está exatamente nas questões ambientais. Aprendendo com os professores, eles saberão como reciclar o lixo, colocando os resíduos nos lugares corretos, economizar água, consumir alimentos saudáveis e, inevitavelmente, estarão repassando esse conhecimento para a próxima geração. Eles, por sua vez, cuidarão da natureza e se tornarão ambientalistas”.

 

No início deste mês, o prefeito Geraldo Julio anunciou que Sustentabilidade e Emergência Climática será adicionada à grade escolar, tornando Recife a primeira cidade brasileira a introduzir o assunto como obrigatório nas instituições de ensino. O Projeto de Lei para a Câmara Municipal será enviado ainda este ano, para que a disciplina entre no calendário escolar já em 2020. O anúncio aconteceu durante o Painel de Prefeitos pelo Clima na Conferência Brasileira de Mudança do Clima, realizada no bairro do Recife. A iniciativa será mais uma ferramenta nos esforços de conscientizar crianças e adolescentes no desenvolvimento de uma consciência ambiental.




Sobre o  Programa Educar para uma Cidade Sustentável

 

O Programa, que está na sua sexta edição e teve em 2019 o tema Mudanças Climáticas, promove a educação ambiental na Cidade do Recife, levando diversas atividades para as unidades de ensino com objetivo de abordar a temática ecológica de forma lúdica e transversal na sala de aula, além de ações permanentes nos econúcleos e comunidades. 

 

O processo de ingresso no Programa Educar para uma Cidade Sustentável é realizado mediante inscrição espontânea da escola interessada, sendo necessário que o professor ou algum gestor da unidade faça o cadastro online e submeta um projeto para ser avaliado pela equipe de Educação Ambiental da SMAS. O projeto que a instituição se propõe a desenvolver deve ser descrito constando informações como número de turmas envolvidas, duração, número de pessoas participantes (pais, alunos, comunidade), datas do calendário ecológico a serem comemoradas; atividades de extensão e complementares (criação de blogs, oficinas, etc). É possível propor uma ação nova ou dar continuidade a uma já existente no equipamento.

 

Ao longo do ano, as atividades executadas pelas unidades de ensino somarão pontos e aquelas que tiverem a maior pontuação ao final do período serão consideradas Destaque do Ano, recebendo uma premiação. Além disso, todas as escolas participantes deverão apresentar os projetos elaborados no Festival do Programa Educar para uma Cidade Sustentável. 

 

O programa trabalha com 14 diretrizes pedagógicas, sendo elas: Interdisciplinaridade; Transversalidade; Aplicabilidade; Viabilidade econômica; Identidade local; Eixo Temático; Envolvimento de outros atores; Atividades de extensão; Atividades complementares; Duração; Envolvimento; Calendário Comemorativo; Perspectiva de continuidade e Produto Final. Todo esse processo é acompanhado pela equipe técnica de analistas da SMAS, que também irão checar, a partir de monitoramento utilizando registros fotográficos, atas de presenças e outros instrumentos comprobatórios de cada instituição de ensino, a aplicabilidade dos critérios elencados.

 

Desde 2014, aproximadamente 140 escolas, creches e CMEIs já passaram pelo programa, ao longo dos quais mais de 100 mil estudantes, com idade entre 2 a 14 anos, foram sensibilizados acerca da importância da adoção de atitudes sustentáveis. O primeiro local de realização do Festival, deu-se no Parque 13 de Maio, em 2014. De 2015 a 2017, a solenidade foi festejada no Jardim Botânico do Recife, equipamento de educação e preservação ambiental da Prefeitura. O COMPAZ Professor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, e Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, foram palco dos eventos realizados pelo Festival em 2018 e 2019. 

 

Lista de escolas participantes deste ano:

18 de Novembro

 

MANHà

 

Escola: CEMEI ANA ROSA FALCAO DE ANDRADE 

Apresentação: Exposição de Objetos com Materiais Recicláveis 

Escola: CRECHE SÃO DOMINGOS SÁVIO 

Apresentação: Exposição de Brinquedos com Materiais Recicláveis

Escola:CRECHE WALDEMAR DE SOUZA CABRAL  

Apresentação: Exposição "Em defesa do Planeta" 

Escola:CRECHE MUNICIPAL AME AS CRIANÇAS  

Apresentação: Exposição " Amiguinhos da Natureza "

Escola:CRECHE INSTITUCIONAL DO CAJUEIRO 

Apresentação: Musical " Plantar,Sensibilizar e Colher uma Vida Sustentável"

Escola:CRECHE SÃO JOÃO

Apresentação: Musical Cuidando do Meio Ambiente 

Escola:CRECHE MUNICIPAL MARDÔNIO COELHO 

Apresentação: Musical  Xote Ecológico

Escola:CEMEI SENADOR PAULO GUERRA 

Apresentação: Musical - Palavra Cantada “Planta Bambolê”

Escola:CRECHE MUNICIPAL SÍTIO GRANDE 

Apresentação: Musical “Lugar de Lixo é no Lixo”                                      

Escola:CRECHE ESCOLA RECIFE DO IBURA 

Apresentação: Musical “A árvore ( Patati / Patatá )”

Escola:CRECHE MUNICIPAL SONHO DE CRIANÇA  

Apresentação: Musical Paródia sobre as Arboviroses

Escola:CRECHE MUNICIPAL BIDO KRAUSE

Apresentação: Musical “Salve O Nosso Planeta, Cuide Das Matas E Dos Animais”

Escola:CRECHE MUNICIPAL NOSSO SENHOR JESUS DO BONFIM  

Apresentação: Musical “Primavera, O Nascimento Das Plantinhas”

 

TARDE

Escola: ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOSÉ DA COSTA PORTO

Apresentação: Paródia Ambiental 

Escola: ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOSUÉ DE CASTRO

Apresentação: Musical “No Verde Tudo Fica Azul”

Escola: ESCOLA MUNICIPAL REITOR JOÃO ALFREDO

Apresentação:  Encenação “Pontes do Recife Ações de Sustentabilidade Ambiental”

Escola: ESCOLA MUNICIPAL NOVO MANGUE

Apresentação: Exposição “A importância do Mangue para Nossa Comunidade : saber cuidar”

Escola: EM IBURA DE BAIXO

Apresentação: Musical Paródia sobre as Arboviroses

Escola: ESCOLA MUNICIPAL DOIS RIOS

Apresentação: Musical: Paródia sobre a poluição da água

 

19 de novembro

 

MANHÃ

 

Escola: ESCOLA MUNICIPAL BALBINA MENELAU

Apresentação: Exposição: As ervas medicinais: como usa-las

Escola: ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL ARRAES

Apresentação: Exposição de jogos em material reciclável, como usá-los

Escola: CRECHE MUNICIPAL RECIFE ESPERANCA

Apresentação: Musical: Como é lindo as flores desabrochando

Escola: CRECHE MUNICIPAL FUTURO DO AMANHÃ

Apresentação: Musical: Recicle que o planeta agradece

Escola: CRECHE WALDIRSAVLUCHINSKE

Apresentação: Musical:  O que é que tem na sopa do nenê?

Escola: ESCOLA MUNICIPAL ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS

Apresentação: Teatro de Fantoches : "O lixo e a Reciclagem"

Escola: ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOAO BATISTA LIPPO NETO

Apresentação: Teatro: "Os animais têm razão!"

Escola: ESCOLA MUNICIPAL DO COQUE

Apresentação: Musical - Jogos e Brincadeiras : ajudando as flores a crescer 

Escola: ESCOLA MUNICIPAL GENERAL EMIDIO DANTAS BARRETO

Apresentação: Exposição : Imaginar, Criar , Reutilizar 

Escola: ESCOLA MUNICIPAL SANTO AMARO

Apresentação: Exposição: Jogos Pedagógicos com Materiais Recicláveis 

Escola: ESCOLA MUNICIPAL SEDE DA SABEDORIA

Apresentação: Exposição : Objetos com Materiais Recicláveis 

Escola: ESCOLA MUNICIPAL SITIO DO CÉU

Apresentação: Musical: Paródia Ambiental 

 

TARDE

 

Escola: ESCOLA MUNICIPAL DARCY RIBEIRO

Apresentação: Cordel cantado: "Reciclagem por uma vida melhor"

Escola: ESCOLA MUNICIPAL ENGENHO DO MEIO

Apresentação: Teatro Musical: "Integração sustentável- Homem X Natureza"

Escola: ESCOLA MUNICIPAL MÉRCIA DE ALBUQUERQUE FERREIRA

Apresentação:Cordel -Hortinha de ervas medicinais: Essa brincadeira é séria!

Escola:ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ELIZABETH SALES COUTINHO DE BARROS

Apresentação:

Escola:ESCOLA MUNICIPAL SENADOR JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES

Apresentação:Rap: "Nana Nina, Não: Aqui lixo não !"

Escola:ESCOLA MUNICIPAL JOÃO PESSOA GUERRA

Apresentação:Ballet: Águas dançantes

Escola:ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO DE BRITO ALVES

Apresentação:Teatro: a reciclagem é a solução!!

Escola:ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANCHIETA

Apresentação:Teatro: Socorro!! eu sou o mangue

Escola:ESCOLA MUNICIPAL TRES CARNEIROS

Apresentação:Exposição de  brinquedos, produzidos a partir de sucatas e material reciclado.