Disputas de vôlei e handebol dos Jogos Escolares do Recife reúnem mais de 20 equipes
As quadras do Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro, são palco, até esta sexta (22), para as competições de vôlei e handebol dos Jogos Escolares do Recife. No total, as modalidades contam com a participação de cerca de 25 equipes de escolas municipais. Os Jogos Escolares são realizados pela Prefeitura, numa parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação. O torneio, que dá acesso ao Bolsa Atleta Recife, bateu recorde de inscrições e chegou a 2.047 atletas confirmados, 70% a mais do que os 1.200 do ano passado.
O atleta André Fernando Lucena da Silva, 14, que cursa o 8º Ano na Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, em Boa Viagem, estava na expectativa de chegar à final do vôlei na categoria Mirim Masculino. “Treino na escola desde o 6º Ano. O esporte mudou meu comportamento e me deu um objetivo. Agora eu tenho mais disciplina e foco, acordo cedo, tenho uma rotina diferente. Entendi que a questão não é ganhar ou perder, e sim dar o nosso melhor”, afirma. No total, a competição tem dez modalidades: futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, natação, badminton, luta olímpica e xadrez.
A secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, comemora o aumento no interesse dos estudantes. “A ajuda de custo do Bolsa Atleta vai ser um divisor de águas na vida deles. A gente quer que, na dúvida, eles escolham pelo esporte, que por si educa. Não é que o esporte necessariamente vai trazer uma vitória materializada numa medalha, mas falamos aqui de uma vitória na vida”, diz. Dos 86 primeiros beneficiados pelo Bolsa Atleta, 84 conseguiram o benefício a partir do desempenho nos Jogos Escolares.
Os campeões dos Jogos Escolares ganham direito ao Bolsa Atleta Recife, iniciativa da Prefeitura que vai distribuir remuneração mensal de R$ 300 para os atletas que conquistarem medalha de ouro na competição. A competição municipal funciona também como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), outra via de acesso ao Bolsa Atleta Recife, que remunera os campeões estaduais com R$ 400 por mês. Por sua vez, os destaques dos JEPs ganham acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.