Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 21.11.19 - 16h13

Disputas de vôlei e handebol dos Jogos Escolares do Recife reúnem mais de 20 equipes

img_alt

Competição dá acesso ao Bolsa Atleta Recife e acontece até esta sexta (22) nas quadras do Sport. (Foto: Cortesia)

 

As quadras do Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro, são palco, até esta sexta (22), para as competições de vôlei e handebol dos Jogos Escolares do Recife. No total, as modalidades contam com a participação de cerca de 25 equipes de escolas municipais. Os Jogos Escolares são realizados pela Prefeitura, numa parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação. O torneio, que dá acesso ao Bolsa Atleta Recife, bateu recorde de inscrições e chegou a 2.047 atletas confirmados, 70% a mais do que os 1.200 do ano passado.

O atleta André Fernando Lucena da Silva, 14, que cursa o 8º Ano na Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, em Boa Viagem, estava na expectativa de chegar à final do vôlei na categoria Mirim Masculino. “Treino na escola desde o 6º Ano. O esporte mudou meu comportamento e me deu um objetivo. Agora eu tenho mais disciplina e foco, acordo cedo, tenho uma rotina diferente. Entendi que a questão não é ganhar ou perder, e sim dar o nosso melhor”, afirma. No total, a competição tem dez modalidades: futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, natação, badminton, luta olímpica e xadrez.

A secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, comemora o aumento no interesse dos estudantes. “A ajuda de custo do Bolsa Atleta vai ser um divisor de águas na vida deles. A gente quer que, na dúvida, eles escolham pelo esporte, que por si educa. Não é que o esporte necessariamente vai trazer uma vitória materializada numa medalha, mas falamos aqui de uma vitória na vida”, diz. Dos 86 primeiros beneficiados pelo Bolsa Atleta, 84 conseguiram o benefício a partir do desempenho nos Jogos Escolares.

Os campeões dos Jogos Escolares ganham direito ao Bolsa Atleta Recife, iniciativa da Prefeitura que vai distribuir remuneração mensal de R$ 300 para os atletas que conquistarem medalha de ouro na competição. A competição municipal funciona também como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), outra via de acesso ao Bolsa Atleta Recife,  que remunera os campeões estaduais com R$ 400 por mês. Por sua vez, os destaques dos JEPs ganham acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.