Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 21.11.19 - 17h42

Prefeitura do Recife conclui proteção definitiva de encosta em Dois Unidos

img_alt

Com um investimento de R$ 2,7 milhões a obra vai garantir segurança para os moradores da Rua Bela Vista e para os alunos da Escola Municipal Olindina Monteiro. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O tamanho da obra impressiona, assim como o impacto dela na vida dos moradores da Rua Bela Vista em Dois Unidos. Pedido aguardado durante anos, a obra definitiva de contenção da barreira localizada na rua foi entregue à comunidade, que fica na Zona Norte do Recife, nesta quinta-feira (21). O prefeito Geraldo Julio foi conferir de perto a intervenção que teve um investimento de R$ 2,7 milhões e foi executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB).

“Esta é uma obra de mais de dois milhões, com o objetivo maior de proporcionar às pessoas tranquilidade e paz, mesmo no período de chuvas. Também estamos com 300 obras de Parceria espalhadas pela cidade e tem muitas outras obras estruturadoras e grandes como essa aqui, com foco na prevenção das quase 500 mil pessoas que moram nas áreas de morro no Recife”, afirmou o prefeito Geraldo Julio. 

Além da estabilização e contenção definitiva de encostas, que ficou com 140 metros de extensão e 30 metros de altura e dois muros que somam 700m2, foram realizados também serviços de drenagem e construção de passeios. A iniciativa beneficiou diretamente 29 famílias de moradores da área, além dos 365 alunos, os professores e demais trabalhadores da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França que fica no local. As ações da URB fazem parte da Operação Inverno 2019.

O presidente da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), João Alberto, falou sobre a conclusão da obra. “Essa é uma intervenção muito importante para toda a comunidade de Dois Unidos, que resolve em definitivo o risco de desabamento da encosta. Todo o investimento foi com recursos próprios da Prefeitura e que beneficia não só as pessoas que moram na encosta, mas também dos alunos, professores e trabalhadores da Olindina Monteiro. O mais gratificante é ver a alegria dos moradores que veem o risco do desabamento eliminado em definitivo, melhorando assim a qualidade de vida da comunidade do local”, afirmou o presidente. 

Maria da Conceição, vice-gestora da Escola Olindina Monteiro de Oliveira França acompanhou de perto a angústia, nos dias e noites que choviam na região. “Passamos por muita aflição, principalmente no período de chuvas. Agora temos garantia e estabilidade e estamos trabalhando sem receios com a construção da barreira. O que o Prefeito Geraldo Julio nos proporcionou foi a certeza de que não estamos mais em perigo. A drenagem também vai ajudar muito, porque quando chover, a água terá por onde escorrer e não teremos nenhum prejuízo na escola. Estamos aliviados porque além dos nossos alunos, toda as casas que ficavam no entorno da barreira estão seguras”, afirmou a Conceição.