Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 22.11.19 - 17h40

Primeiros beneficiados do Renda Por APP garantem os kits com bicicletas e smartphones

img_alt

O prefeito Geraldo Julio fez a entrega do material de trabalho no Compaz Ariano Suassuna, em ato que reuniu os trabalhadores e representantes dos principais aplicativos de entrega. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Como resposta à prolongada crise econômica que castiga o povo nordestino e buscando incentivar a geração de renda dos moradores do Recife, o prefeito Geraldo Julio entregou os 100 primeiros kits do projeto Renda Por APP, compostos por bicicletas e smartphones com pacote de dados e equipamentos de segurança. Lançado em setembro, a iniciativa faz parte do Programa Chegando Junto, que busca estimular a geração de renda, combater a pobreza e dar assistência à população mais carente da cidade.

A entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), no Compaz Escritor Ariano Suassuna e reuniu os primeiros cem sorteados, que com suas famílias comemoraram a conquista. Também estiveram presentes Vitor Magnani, presidente da Associação Brasileira Online to Offline, Rafael Lanie, Políticas Públicas do Ifood, Catarina Penna, gerente de Marketing da Rappi no Nordeste e Gabriela Barbosa, gerente de Políticas Públicas do Uber Eats.

“Eu pude ver no rosto das pessoas que estão hoje aqui a satisfação de que ainda hoje vão poder trabalhar. Eles estão recebendo um kit completo, tiveram uma palestra de segurança no trânsito, empreendedorismo, um telefone com pacote de internet, eles vão sair daqui aptos para trabalhar”, afirmou o prefeito. Geraldo Julio falou ainda sobre a crise econômica que assola o Brasil e que tem dificultado ainda mais a vida da população. “Estamos passando por um momento muito difícil, um desemprego alto e as pessoas precisam trabalhar. Estamos ajudando objetivamente aqueles que realmente precisam e que agora podem tirar o sustento da sua família dignamente”, pontuou. 

No ato de entrega desta sexta, os beneficiados receberam, além do Kit, compostos por bicicleta e smartphone com pacote de dados, capacete e demais itens de segurança, as caixas térmicas para acomodar os produtos e camisas UV para que eles se protejam do sol, cedidos pelas empresas parceiras. O projeto Renda por APP tem a proposta de fomentar a geração de renda para a população desempregada, através de aplicativos e vai sortear a cada mês, 100 kits como os entregues hoje, possibilitando que os beneficiados aumentem sua renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega a domicílio disponíveis no mercado. Até o final de 2020 serão distribuídos 1500 kits.

Vitor Magnani, presidente da Associação Brasileira Online to Offline, falou sobre o pioneirismo da Prefeitura do Recife. “Recife com certeza sai na frente com um projeto que tem dois principais pilares. Um olhar para o futuro, para uma economia digital que não para de crescer e um de olhar para o povo e gerar essa oportunidade de renda para quem tem vontade e quem precisa. Infelizmente, o Brasil vive um contexto de  milhões de desempregados. Tenho certeza que essa ação vem em boa hora”, analisou Magnani.

Durante o evento, os beneficiados receberam também treinamento sobre segurança no trânsito e empreendedorismo, além de orientações das empresas de entrega para o cadastramento e utilização dos aplicativos. O Secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, falou sobre o projeto. “Quando nós entregamos os Kits, todos os beneficiados vão passar por um treinamento de segurança no trânsito, empreendedorismo, orientação na hora de se cadastrar nos aplicativos. Eles também assinam um termo de compromisso e eles terão acompanhamento mensal da secretaria para sanar qualquer dúvida”, contou  o secretário. 

A cada mês, o projeto vai sortear 100 kits e os equipamentos de segurança previstos. Para participar dos sorteios, que acontecem no último sábado de cada mês, sempre pela Loteria Federal, é preciso ser maior de 18 anos, comprovar residência no Recife e estar cadastrado como baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, há pelo menos seis meses. Os candidatos devem se inscrever nas agências de emprego, situadas na avenida Rio Branco e no número 5600 da avenida Norte, munidos de documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço.  

Jair Carlos Souza de 32 anos, morador da comunidade Roda de Fogo, no bairro dos Torrões,  foi um dos jovens beneficiados com o projeto. Estudante de Direito, pelo Prouni Recife, estava esperançoso com a nova conquista. “Nem todo mundo tem as ferramentas para trabalhar. Tem a vontade, mas não pode. Essa é uma grande oportunidade e será minha primeira vez desempenhando essa função. Como disse o prefeito Geraldo Julio, o recifense tem essa característica de enfrentar os desafios, aparece a dificuldade ele tem a  resiliência. Então vou encarar mais esse desafio. Durante o dia vou trabalhar nos serviços de entrega e a noite eu vou estudar, seguir meu caminho”, disse Souza.

Raíssa Galvão de 25 anos, moradora de Água Fria também foi sorteada. A jovem, que é merendeira a noite, também trabalhava com entregas para complementar a renda, mas depois que sua bicicleta quebrou, teve que parar, até saber do projeto Renda por APP. “Um amigo me disse que a Prefeitura estava com esse projeto. Estou muito feliz porque ele vai ajudar a complementar a minha renda. Ajuda a pagar minha conta de água e de luz. As palestras de hoje também foram muito esclarecedoras, tanto a questão de segurança, como as dicas para saber como cuidar do dinheiro que a gente ganhar no trabalho”, contou. 


CHEGANDO JUNTO
 - O Chegando Junto é o programa municipal de assistência e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio, com o objetivo de combater a pobreza e a desigualdade social, que vêm crescendo no Brasil. A iniciativa promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Além do Renda Por APP, já estão em andamento ações como os minicursos profissionalizantes, que já formaram quase 740 pessoas em diversas comunidades; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (que proporcionam locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais; e o projeto Gera Cidadania, que vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar. Além disso, o Chegando Junto vai lançar o projeto VEM Meu Emprego; construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, entre outras iniciativas.