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Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 27.11.19 - 14h21

Procon Recife divulga pesquisa de preços e dá dicas para o Black Friday

 

Pesquisa do órgão alerta para manipulação de valores na grande promoção

 

O Procon Recife alerta os consumidores para a manipulação de preços na maior liquidação anual de produtos, a Black Friday, que será realizada nesta sexta-feira, 29. Para ajudar a população a fazer escolhas mais conscientes, o órgão realizou quatro pesquisas de preços desde 1º de outubro para averiguar se as lojas irão se valer de manipulações sobre os valores dos produtos  e dá dicas para o consumidor evitar as armadilhas das promoções. Clique aqui para conferir a lista.

Durante a Bkack Friday, as as lojas participantes - físicas e online -  oferecem descontos que podem chegar  até 80% do valor original, o que aumenta o volume das vendas e, em consequência, o número de problemas e reclamações.  É preciso, portanto, observar se o preço está realmente abaixo do que vinha sendo praticado. "O consumidor deve ficar atento se a oferta tem um preço extremamente baixo" alerta a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim.

A dica é pesquisar o preço, as condições e as especificações do produto. Caso o consumidor encontre alguma irregularidade, ele deve denunciar a fraude junto ao Procon Recife, por meio das redes sociais -  instagran e facebook -, pelo email procon@recife.pe.gov.br e por meio do número 0800 281 1311. O órgão também terá equipes de fiscalização e de plantão, das 8 as 18h,  por qualquer um desses  canais citados.

Confira as dicas do Procon Recife:

  • Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais de preferência digite o endereço do site.
  • Use o computador com programa de antivírus,  rede de conexões seguras e acesse sites confiáveis em ambientes protegidos.
  • Fique vigilante em  relação ao sistema de segurança oferecido pela loja virtual.
  • Evite compras que só aceitam pagamentos em boleto bancário. É preciso desconfiar de quem apenas vende por essa modalidade nas compras a distância.
  • O consumidor que adquire produtos em  loja on-line, por telefone ou catálogo tem o chamado direito de arrependimento.