Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 26.11.19 - 23h14

Prefeito Geraldo Julio entrega títulos de posse aos moradores do Habitacional Via Mangue II

img_alt

Ao todo, 320 famílias foram beneficiadas com os títulos. No ato, o prefeito anunciou ainda a instalação de mais um Pertencer – Espaço de Convivência, do programa Chegando Junto, no habitacional. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

As 320 famílias do Habitacional Via Mangue II, no bairro do Pina, agora podem comemorar a realização do sonho da casa própria. Nesta terça-feira (26), elas receberam os títulos de posse de suas moradias, garantindo a regularização fundiária das mãos do prefeito Geraldo Julio. A ação foi realizada por meio da Autarquia da Urbanização do Recife (URB). No ato, o prefieto anunciou ainda a criação de mais um Pertencer – Espaço de Convivência no habitacional Via Mangue II.

“Estamos aqui hoje celebrando uma conquista que milhões de brasileiros precisam e ainda lutam para conseguir. Comemorando a moradia digna que veio pela luta dos que estão hoje aqui. Estamos governando a cidade há sete anos, e tenho orgulho de dizer que nesse tempo ninguém no Recife saiu de sua casa para morar lá do outro lado da cidade. Mas foi pela luta dos que não arredaram o pé daqui, que fez a Prefeitura entender e construir aqui, uma moradia digna”, afirmou o prefeito.

Os títulos de posse, concedidos na modalidade Concessão do Direito Real de Uso (CDRU), dá o direito dos beneficiários usufruem de plenos poderes de uso durante o período de 50 anos, podendo ser renovado por mais 50, de acordo com os interesses das partes e também podendo deixar o bem para seus filhos. O conjunto conta com 320 unidades habitacionais, distribuídas em 10 blocos de quatro pavimentos, além de um setor comercial com alguns boxes.  

João Alberto, presidente da Autarquia da Urbanização do Recife, falou sobre a importância do ato. “Esta noite é o fechamento de um ciclo da luta de um povo, que junto com a vontade política, com o estabelecimento de uma política pública eficiente, fez a gente chegar até aqui.  Após sete anos residindo no habitacional, as famílias esperavam com muita expectativa pela regularização dos apartamentos. Agora eles podem se sentir seguros e ter a garantia de um direito pelo qual lutam há anos”, disse o presidente. 

O Habitacional Via Mangue II foi entregue no ano de 2012, para famílias originárias das Comunidades denominadas Pantanal e Paraíso / Deus nos Acuda, que ficavam localizadas entre as ruas Professor Eduardo Wanderley Filho e Tenente João Cícero, no bairro de Boa Viagem.

Os passos firmes de dona Maria da Paz da Silva, não denunciam seus 79 anos. É ela quem cuida por conta própria, da limpeza do Habitacional e impressiona todos. Ela também viveu a luta de perto, desde a retirada das casas na antiga comunidade, para viver na nova moradia. “A gente merece. Foi muita luta para chegar até aqui. Muitas pessoas não esperavam que íamos receber a escritura da casa, mas eu sabia que esse dia ia acontecer. Por isso cuido com tanto zelo do lugar que eu moro. Agradeço a todos que fizeram isso possível”, falou dona Maria.

 A empregada doméstica, Maria José da Silva de 56 anos estava eufórica com a conquista. “Essa moradia mudou a vida da gente. Ter um teto hoje em dia, quando muitas pessoas não tem, é maravilhoso. Agradecemos a deus e a Geraldo Julio por ter nos proporcionado isso. Há muito tempo que esperávamos e hoje tivemos essa vitória”, pontuou Maria José.