Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.11.19 - 11h04

Mostra Integrada de Experiências de Educação em Saúde segue até esta quinta (28)

img_alt

O evento da Secretaria de Saúde do Recife reúne mais de 350 participantes nos três dias de programação. (Foto: Cortesia)

 

Nessa terça-feira (26), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife deu início à 2ª Mostra Integrada de Experiências em Educação, Formação e Pesquisa em Saúde, no Auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau, em Boa Viagem. Promovido pela Diretoria Executiva em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Degtes) em parceria com a Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, o evento reúne mais de 350 participantes, entre gestores, residentes e estudantes de cursos de graduação em saúde, além de pesquisadores do campo da saúde coletiva da Rede Escola SUS Recife. A programação continua até esta quinta-feira (28).

Durante a Mostra, além de mesa redonda e palestra, estão sendo apresentados mais de 170 trabalhos que trazem experiências práticas no âmbito da atenção à saúde, debates com apresentações orais de trabalhos e sessões para exposição de banner. “Realizar esse evento é uma forma de fortalecer e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), pois temos a oportunidade de fazer uma reflexão sobre o nosso próprio trabalho e de buscar meios de utilizar teoria científica na prática. Por estarmos em uma fase de risco de retrocesso por falta de informação e desvalorização das pesquisas, mais do que nunca, precisamos investir em educação continuada à saúde e fazer valer os nossos conhecimentos”, destacou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

O primeiro dia do evento ainda trouxe a palestra “Desafios do trabalho e do cuidado em saúde sob a ótica da interprofissionalidade”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marcelo Viana. “Trabalhar a interprofissionalidade não é colocar diferentes profissionais no mesmo status. Observa-se uma tendência de fragmentação do trabalho em saúde. É preciso haver integração profissional e deixar de lado a competição entre as práticas, partindo para uma atuação mais colaborativa. Com isso, ganham o serviço, os profissionais e os pacientes”, afirmou o palestrante.

Nesta segunda edição, a Mostra Integrada está abrigando a 2ª Mostra Científica das Residências em Saúde da Sesau Recife e a Mostra de Experiências e Práticas em Saúde Mental, em parceria com a Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. Para a residente de Odontologia em Saúde Coletiva Maria Cecília Couto, participar da Mostra é uma forma de expandir os conhecimentos e ver que, com as experiências exitosas dos colegas, é possível transformar a vida dos usuários do SUS de forma diferenciada. “No dia a dia, muitas vezes, o profissional fica acostumado a fazer os serviços da mesma forma. Ter a oportunidade de ver os trabalhos expostos aqui nos inspira e motiva a ter mais empenho no cuidado com os pacientes, para fazer os atendimentos de forma mais eficaz e funcional”, salientou.

Confira a AQUI a programação completa da 2ª Mostra Integrada de Experiências em Educação, Formação e Pesquisa em Saúde