PCR leva experiências da Vigilância à Saúde do Recife para evento em Brasília
Três iniciativas da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife foram apresentadas na 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), que acontece até esta sexta (6), em Brasília. O evento, que tem como objetivo a troca de informações, reúne os melhores projetos nas áreas de vigilância, prevenção e controle das três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos trabalhos selecionados para a mostra foi sobre tuberculose. A equipe investigou cerca de 60% dos óbitos que aconteceram na cidade, entre 2017 e 2018, e o grupo técnico formado por profissionais da Atenção e Vigilância à Saúde discutiu os casos para identificar as falhas envolvidas na ocorrência do óbito e propor ações para evitar novas mortes.
Já a equipe da Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção à Saúde (DANT) apresentou os avanços e desafios da implantação do Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito (Compat). Esse comitê é responsável pela elaboração do plano integrado do Projeto Vida no Trânsito, que reúne diversas secretarias municipais e outros órgãos estaduais.
A Secretaria de Saúde do Recife também levou à Brasília um sistema de monitoramento de indicadores da adequação das informações de nascimentos e óbitos, criado pelo Setor de Informação em Saúde da Vigilância, que passou também a analisar esses dados no âmbito municipal. O monitoramento das informações sobre nascimentos e óbitos contribuiu para a identificação de estrangulamentos na cadeia de produção dos dados e para a realização de intervenções que favoreceram a melhoria da qualidade das estatísticas do município.