Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.12.19 - 11h28

Samu Recife ministra curso sobre atendimento às urgências psiquiátricas no Piauí

Cerca de 120 profissionais participaram da capacitação em Teresina

Profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Recife realizaram, no último mês, um curso de Atendimento às Emergências Psiquiátricas em Teresina. A ideia é que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Piauí replique o modelo da Unidade de Saúde Básica (USB) Psiquiátrica do Samu Recife.

O Samu Recife implantou, em 2017, uma Unidade de Suporte Básico exclusiva para atender os pacientes em surto psiquiátrico, repercutindo significativamente na qualidade e no quantitativo de atendimentos realizados. Desde então, a capital pernambucana tornou-se referência para outros municípios do Brasil.

Ao todo, 120 profissionais receberam a capacitação, entre eles colaboradores do Samu-PI, integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A urgência em saúde mental é a terceira maior causa de atendimento realizados pelo serviço, atrás apenas das causas clínicas e das causas externas.

“Antes, as crises eram isoladas e escondidas dentro dos manicômios, mas hoje elas ganham o espaço social. Isso gerou a necessidade de implantação de serviços para atender a essa demanda”, explicou Leonardo Gomes, coordenador-geral do Samu Metropolitano do Recife.

 

Durante o curso, também foram discutidas as recomendações da comunicação terapêutica e o protocolo de contenção física no atendimento à pessoa com transtorno mental em crise.