Recife Bom de Bola: Hamburgo SV ganha o Sub-17 e Estrela do Norte conquista o título do Aberto
A Arena de Pernambuco foi palco, na manhã deste sábado (7), para mais duas decisões do Recife Bom de Bola. No primeiro jogo, que começou às 8h30, duas equipes do Coque se enfrentaram pelo título da categoria Aberto, numa disputa que terminou com a vitória do Estrela do Norte sobre o Guarany por 1x0. Logo em seguida, a final da Sub-17 acabou empatada em 0x0, com o Hamburgo SV derrotando o Nova Divinéia nos pênaltis. O maior campeonato de futebol de várzea do mundo é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel).
A vitória do Estrela do Norte pela categoria Aberto foi desenhada logo no início do jogo, quando o atacante Loli usou o corpo para ganhar do zagueiro adversário, ficou cara a cara com o goleiro e não desperdiçou a oportunidade. A partir daí, as defesas levaram a melhor sobre os ataques e o Guarany não conseguiu o empate. “É um título muito importante para a comunidade, que teve duas equipes na final. Quase marquei o segundo gol, mas o que valeu foi o esforço de todos”, afirmou o artilheiro do dia.
Na decisão do Sub-17, o time do Nova Divinéia teve as melhores chances de abrir o marcador, mas não conseguiu balançar as redes. A partida foi para os pênaltis, onde mais uma vez valeu a máxima “quem não faz, leva”: o Hamburgo SV converteu suas quatro cobranças, contra apenas três do adversário. “É a primeira vez que conquistamos a Copa dos Campeões. O título coroa nossa humildade e o trabalho de um ano inteiro. Procuramos sempre orientar os atletas dentro e fora do campo”, ressaltou o treinador Edmílson Nascimento.
PREMIAÇÃO – Este ano, o Recife Bom de Bola bateu recorde de inscrições e teve mais de 600 equipes participantes, sendo 490 no futebol de campo e 116 no futsal, totalizando mais de 14 mil atletas. Pela primeira vez, os campeões deste ano no futebol de campo receberão premiação em dinheiro, num total de R$ 20 mil em prêmios para as sete categorias. Todos os campeões e vice das sete categorias recebem troféus e medalhas e os terceiros colocados de cada categoria ganham medalhas.
Atletas que se destacarem nas categorias Sub-15 e Feminino serão encaminhados para os principais clubes de futebol do Estado. Houve curso de arbitragem, realizado em parceria com a Unidade Virtual de Cursos à Distância da Secretaria de Educação do Recife (Unirec) e com o Sindicato dos Árbitros de Pernambuco, que formou cerca de 100 novos profissionais para atuar no mundo do futebol.