Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 09.12.19 - 18h07

PCR encerra atividades da VII Jornada de Direitos Humanos nesta terça-feira (10)

Serão realizadas apresentação teatral e panfletagem na Estação Central do Recife. Ação também acontece em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, uma ação de conscientização em defesa dos direitos da pessoa idosa será realizada na Estação Central do Recife nesta terça-feira (10), a partir das 7h. A ação também marca o encerramento da VII Jornada de Direitos Humanos do Recife, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH).

Na ocaisão, será apresentada uma esquete teatral pelo Grupo Teatral Fábrica Fazendo Arte, na qual serão abordadas temas sobre a proteção e os direitos da Pessoa Idosa. A mobilização, realizada por equipes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR)  ainda chamará atenção para a importância da data e pelo respeito à Pessoa Idosa.

A iniciativa tem o objetivo de consciêntizar a população em relação à violência sofrida pelas pessoas idosas nos transportes públicos de passageiros. Além disso, a realização da campanha atende uma das recomendações da V Conferência de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Prefeitura do Recife em abril deste ano.  

Com o tema "Direitos humanos em permanente conquista", a sétima edição da Jornada de Direitos Humanos do Recife considera a realidade mundial, nacional e local dos Direitos Humanos. O evento pretende dar visibilidade não só ao percurso histórico dos 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, instituída no dia 10 de dezembro de 1948, como também chamar a atenção para a permanente vigilância em torno dos direitos conquistados, que também são ameaçados pelas imposições de barreiras na sua implementação, pelo desmonte das condições de sua realização prática.

A JORNADA - Visando descentralizar as ações e programas de Direitos Humanos, desde 2013 a Prefeitura vem implementando o Programa Direitos Humanos nos Bairros como estratégia de proximidade. Anualmente, o Programa culmina com a realização da Jornada de Direitos Humanos, ação que articula e integra as políticas públicas municipais, promovendo , entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, um conjunto de atividades voltadas para a celebração da data da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), no ano de 1948.

 

SERVIÇO:

Ação: Encerramento da VII Jornada de Direitos Humanos do Recife
Data: 10 de dezembro (terça-feira)
Horário: 7h às 9h e das 12h às 14h
Local: Terminal Integrado do Recife (ônibus e metro – Estação Central)