Jogos Escolares do Recife se encerram com “participação especial” de Keila Costa
O último dia dos Jogos Escolares do Recife contou com a “participação especial” da ex-atleta olímpica Keila Costa, várias vezes campeã brasileira e sulamericana no salto triplo e no salto em distância. Com a experiência de quem bateu recordes e disputou as Olimpíadas de Atenas-2004 e Pequim-2008, Keila interagiu com os atletas, deu dicas aos jovens e ajudou também na arbitragem. A competição encerrou-se na manhã desta quinta (12), no Parque Santos Dumont, em Boa Viagem, com provas de Atletismo, Badminton e Luta Olímpica.
Os Jogos Escolares do Recife foram realizados pela Prefeitura, numa parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação. O torneio, que dá acesso ao Bolsa Atleta Recife, bateu recorde de inscrições e chegou a 2.047 atletas confirmados, 70% a mais do que os 1.200 do ano passado. “Os jogos escolares dos municípios são interessantes porque permitem aos alunos vivenciarem o esporte antes de chegarem às categorias maiores. Quem sabe não encontramos aqui um futuro atleta olímpico?”, afirma Keila, lembrando que sua própria carreira no esporte começou nos jogos escolares.
Um dos que estão no caminho certo é Gustavo Flauberth, que cursa o 9º. Ano na Escola Municipal Pedro Augusto, na Boa Vista, e conquistou a medalha de ouro na corrida de 3 mil metros. “Desde janeiro, estou focando nas competições e treinando cinco dias por semana. No Pernambucano Sub-16, ganhei o ouro nos 1000 m e a prata nos 1000 m com obstáculos. Disputei também o Norte/Nordeste e o Brasileiro. Esse foi o meu primeiro ouro nos Jogos Escolares”, conta. O Atletismo teve também corrida de 100m, 200m e 110m com barreiras, salto triplo, salto em distância e em altura, arremesso de peso e lançamento de dardo e disco.
Na Luta Olímpica, a jovem Tainá Victória da Silva, estudando no 7º. Ano da Escola Municipal Florestan Fernandes, já tem diversas conquistas no currículo. “Fui primeiro lugar no estadual do ano passado e terceiro no nacional, que aconteceu no Rio Grande do Norte. E hoje conquistei o ouro nos Jogos Escolares”, diz. Já Wellington dos Santos, da Escola Municipal Nilo Pereira, começou no badminton este ano e disputa a primeira competição. “Conheci o esporte na escola, fiquei curioso e comecei a jogar”, destaca.
BOLSA ATLETA – Os Jogos Escolares do Recife tiveram dez modalidades: futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, natação, badminton, luta olímpica e xadrez. Os campeões terão direito ao Bolsa Atleta Recife, iniciativa da Prefeitura que distribui remuneração mensal de R$ 300 para os atletas que conquistarem medalha de ouro. “Dos 86 primeiros incluídos no Bolsa Atleta Recife, 84 conseguiram o benefício a partir do desempenho nos Jogos Escolares. Ficamos muito felizes com o aumento no interesse dos estudantes”, afirma a secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.
A competição municipal funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), outra via de acesso ao Bolsa Atleta Recife, que remunera os campeões estaduais com R$ 400 por mês. Por sua vez, os destaques dos JEPs ganham acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.