Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 13.12.19 - 17h54

Programa Acolhe Vida Recife inicia atendimento itinerante

img_alt

Unidade móvel realiza trabalho de abordagem social de usuários de álcool e outras drogas em cenas de uso do Recife. Na manhã desta sexta-feira (13), o primeiro dia de funcionamento do serviço atendeu mais de 230 pessoas no Parque 13 de Maio. (Foto: Daniel Tavares/PCR)


Com a proposta de levar o atendimento para pontos de grande demanda de usuários em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura do Recife lançou, nesta sexta-feira (13), a unidade móvel do Projeto Acolhe Vida Recife. O serviço itinerante de abordagem social para usuários de álcool e outras drogas faz parte do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH). A iniciativa pretende unir ações de prevenção, cuidado e inserção social junto a pessoas vulneráveis. Nesta manhã, 234 atendimentos foram realizados com usuários e transeuntes localizados do Parque 13 de Maio e entorno.

A expectativa inicial do serviço é atingir mais de 9 mil pessoas em até um ano, entre atendimento de usuários e familiares, realização de cursos (de livre oferta) de inclusão produtiva, entre outras ações. Na próxima semana, a Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, receberá o serviço. O tempo de permanência do micro-ônibus será definido de acordo com a necessidade de cada área, que será verificada pelas equipes.  

Equipes da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) determinam os locais onde a unidade móvel ficará instalada com base em dados estatísticos dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVI), registrados por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Pernambuco. Os indicadores foram elevados nos seguintes bairros: Ibura, Sancho, Afogados, Santo Amaro, Pina, Cohab, Ilha Joana Bezerra, Iputinga, Torrões e Boa Viagem, o que soma um universo potencial de 442.245 pessoas (IBGE, 2017). Após escolhido o local, é realizada uma avaliação prévia da área e o micro-ônibus fica instalado no local no período diurno, de segunda à sexta-feira.   

De acordo com a secretária executiva de Política sobre Drogas, Ana Paula Marques, a unidade móvel do Programa Acolhe Vida Recife contará com oficineiro, educador social, assistente social e psicólogo que darão todo o apoio ao serviço. "Nosso trabalho não se baseia em abordagem compulsória, mas, sim, na demanda voluntária. Nós chegamos juntos às pessoas e conversamos sobre o que a unidade móvel pode oferecer, desde o momento da abordagem até aos encaminhamentos dos demais serviços, faremos de acordo com o desejo do usuário", afirmou.

A proposta é levar o atendimento, que já é realizado pela Prefeitura do Recife, para pontos com grande demanda de usuários. O programa propõe atendimento baseado nos vínculos do usuário, da família e da comunidade. Para isso, será utilizada a metodologia da entrevista semiestruturada através do Plano Individual de Atendimento (PIA), que é uma ferramenta de abordagem inicial.  Os encaminhamentos serão efetivados conforme o diagnóstico da singularidade de cada usuário.

Sistema MAIS Recife - Conjunto integrado de programas estratégicos para estabelecimento e desenvolvimento de políticas sobre drogas na cidade do Recife, envolvendo o poder público municipal e entidades do terceiro setor. Por se tratar de um problema social que envolve diversas políticas de estado, a política pública sobre drogas é planejada e executada de maneira integrada e com responsabilidade compartilhada entre governo e sociedade.

Acolhe Vida - O Programa Acolhe Vida Recife visa promover o cuidado especializado, no âmbito da política sobre drogas, para usuários de drogas e seus familiares, através da escuta qualificada e acompanhamento individual ou em grupos, assim como a realização de encaminhamentos para as redes de serviços.