Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 14.12.19 - 18h25

Mega Mutirão do Mais Vida nos Morros transforma 12 comunidades do Recife neste sábado (14)

img_alt

Mais de cinco mil voluntários e moradores mudaram a paisagem dos locais, de norte a sul da cidade, que foram tomadas por cores, arte e cidadania. O prefeito Geraldo Julio conferiu de perto as ações em toda a cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A energia e o entusiasmo estampavam os rostos dos moradores e voluntários, que juntos, neste sábado (12), se uniram em prol de 12 comunidades espalhadas pelo Recife. Nem o sol escaldante fez diminuir a disposição. Onde o olhar conseguia alcançar, podiam ser vistos paredes pintadas, pracinhas revitalizadas, canteiro de flores criados, murais emoldurando a paisagem, canais limpos, lixeiros espalhados. O prefeito Geraldo Julio circulou pela cidade e acompanhou as transformações que tomavam cada lugar, realizados pelo segundo Mega Mutirão Mais Vida nos Morros, dentro do Programa Chegando Junto. Com o mutirão, o Mais Vida nos Morros chega a 44 comunidades do Recife.

O prefeito Geraldo Julio comemorou o resultado. “Mais um mega mutirão do programa Chegando Junto. Estamos hoje com mais de cinco mil pessoas na rua, em 12 comunidades. É o maior mutirão realizado por uma prefeitura de Capital em todo o Brasil, fazendo transformações nos bairros. Eram áreas críticas de lixo, que estão sendo transformadas em pracinhas e campos de futebol. A gente pinta a casa também, mas o melhor são as intervenções que modificam o espaço público”, afirmou o prefeito Geraldo Julio. 

O prefeito também destacou o impacto da ação, comprovada por pesquisa. “Segundo pesquisas que fizemos em áreas que já receberam a intervenção do projeto, três de cada quatro crianças brincavam dentro de casa e depois do Mais Vida eles passam a ocupar as ruas e isso deixa o ambiente mais saudável e mais seguro. Além disso a gente está chegando com iluminação LED, o que tem aumentado muito a segurança”, comemorou o prefeito Geraldo Julio. 

A ação realizada pela Prefeitura do Recife, com o programa Chegando Junto, através do Mais Vida, beneficiou cerca de 5 mil moradores em toda a cidade e envolveu mais de 5 mil voluntários, que engajados com a ajuda dos embaixadores do Mais Vida nos Morros, realizaram oficinas, intervenções nos espaços públicos, arte urbana e requalificação, transformando não só os espaços públicos, mas  também a vida dos que participaram. “O recifense é conhecido por sua mania de grandeza, mas ele é capaz sim de fazer coisas grandiosas e hoje é a prova disso. Hoje é um dia muito especial, é a maior declaração de amor pela cidade e pelos que mais precisam. É o povo mostrando que é possível sim chegar junto da população que mais precisa e fazer a diferença e para nós, comprovar que o amor, a autoestima, o pertencimento, pode ser sim uma política pública”, avaliou o Secretário de Inovação Urbana do Recife Tullio Ponzi.

A participação dos embaixadores foi essencial para o engajamento ainda maior da população. Ao todo 30 personalidades da cultura, do esporte, da culinária, das artes plásticas, entre outros, reforçaram o time de voluntários. O fotógrafo Max Levay foi um dos embaixadores, que representou o UR1, no Ibura. “Montamos um espaço e convidamos a população para tirar uma foto e levar no porta retrato e colocar na sua casa. Esta é uma ação transformadora, motivacional, que traz o sentimento de pertencimento para os moradores”, explicou Levay. Além do fotógrafo, participaram da ação Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Michelle Melo, Adriana B, João do Morro, Schevchenko e Elloco, Kuki, Carlinhos Bala e Zé do Carmo, além de representantes das comunidades como os moradores Hamon Dennovan, do Alto José do Pinho; Flávia Cristina de Pedra Bonita, no Vasco da Gama; e Marcos Batatinha, da UR-10, da Cohab, entre outros. 

Através da parceria com as Tintas Coral, foram disponibilizados 28 mil litros de tintas para a pintura das casas, muros e fachadas das 12 áreas, com a atuação dos artistas plásticos Rafa Mattos (Borborema), Manoel Quitério (Jordão), Erinaldo Florim (Sancho), Bonny (Santo Amaro), Pixote (Vila União), Teogenes (Bola na Rede), Lídio (Arruda), Ítalo Bazon (Dois Rios), Nadílson (Rio da Prata), Carbonel (UR-01), Joubert (Alto da Bela Vista) e Michel (Vila São Miguel). Elaine Poço, diretora de Sustentabilidade da AkzoNobel para América Latina falou sobre a ação. “O megamutirão é a síntese do movimento Tudo de Cor, da Coral. O trabalho da cidadania, do voluntariado, levar mais alto estima e a gente acredita que as cores, além da beleza, da estética, dar cor que sempre traz muita harmonia, ela também traz proteção, melhorias de vida para as pessoas. Não poderíamos estar mais orgulhosos de poder fazer parte dessa transformação”, comentou. 

O Mega Mutirão também reuniu voluntários, através do Transforma Recife. Luiza Gonçalves e Juliana Mirele arregaçaram as mangas e participaram da ação em Santo Amaro. “Nós sempre participamos de projetos sociais e acho que essa ação valoriza as comunidades porque não é comum essa movimentação em prol deles. Deixa tudo melhor e mais bonito, tanto é que vemos o empenho e incentivo deles no trabalho”, falou Juliana. “Quando o ambiente onde eles moram fica mais bonito eles mais animados para continuar cuidando e se envolver mais com a comunidade”, concluiu Luiza. 

Para os moradores, de Norte a Sul do Recife, o sentimento era o mesmo, gratidão. “Essa ação foi muito legal. Nunca tivemos isso, é uma oportunidade da prefeitura junto com os moradores, transformar a nossa comunidade. Aqui era uma área crítica, e hoje as crianças tomam o espaço, com o parque criado, falou o morador Bruno Ricardo, da Ilha de Santa Terezinha, em Santo Amaro. Já no Alto da Bela Vista, no Ibura Elisangela Batista comemorava a nova entrada da casa. “Essa foi uma ação transformadora, deixando o alto mais colorido, um lugar melhor para as crianças, que em cada desenho vê um coração, uma arte. Estávamos precisando de mais alegria nesse alto, e hoje temos isso”, pontuou.