Recife recebe certificado ISO 9001
O Recife é a primeira capital do Nordeste a contar com uma secretaria municipal com a certificação ISO 9001:2015, mais respeitado e conhecido selo de qualidade de processos de gestão de todo o mundo. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife recebeu a certificação, pela primeira vez concedida a um órgão público municipal na região, atestando sua excelência nos processos adotados nas áreas administrativa, jurídica, financeira e de planejamento.
“Essa certificação comprova uma importante mudança nos paradigmas de serviço público que está em curso no Recife. Mostra o tamanho do nosso empenho e do nosso compromisso para uma gestão competente, transparente e eficiente, que assegura melhores serviços para a população, consumindo menos recursos e menos tempo”, celebra a secretária Ana Paula Vilaça.
Segundo Ana Paula, a certificação coloca o Recife na vanguarda do serviço público de referência, integrando um grupo seleto de autarquias e organismos certificados no país, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda de Sorocaba (SP), a Prefeitura de Gramado (RS), a Assembleia Legislativa de São Paulo e a Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto.
Na prática, o selo lega para a cidade uma gestão pública que controla e planeja procedimentos, mantém processos organizados e padronizados, estabelece melhor relacionamento com parceiros e demais secretarias municipais, aplica ferramentas de gestão em seus serviços, antecipa possíveis problemas, através de estudos e medidas preventivas, pesquisa e qualifica processos e assegura total transparência nos serviços e atendimento ao cidadão com qualidade e excelência.
“Tudo isso está em nossas práticas e até nas paredes da Secretaria. Nosso lema de trabalho é: Capacitar a equipe, priorizar a excelência dos serviços e as melhorias contínuas dos processos de gestão, atendendo à legislação, às expectativas e às necessidades da população”, diz Ana Paula Vilaça.
Segundo ela, a busca pela certificação ISO 9001:2015 começou em 2018, com a padronização de documentos, verificação de conformidade de processos e implantação do Programa 5S. Ao todo, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife tem hoje documentados 31 procedimentos, 189 formulários padronizados, 64 documentos externos, internos e complementares que servem de apoio à gestão. Quanto aos indicadores, são monitorados atualmente 12 indicadores de gestão e processos e 27 indicadores de projetos estratégicos.
A auditoria nas atividades e processos da Secretaria foi realizada no mês de outubro pela Quality Service Brazil, que tem experiência em certificação de órgãos públicos.
Boas práticas – Nenhuma dessas boas práticas, no entanto, é novidade. Desde 2013, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer estabeleceu variados procedimentos para melhoria dos seus processos de gestão. O primeiro foi a elaboração do seu planejamento estratégico, traçando metas e indicadores para todos os seus projetos e definindo missão, visão e valores, com a participação de toda equipe.
A partir daquele ano, também foi implementado o monitoramento periódico de projetos e indicadores, com uma orientação voltada para resultados, e realizado o mapeamento de todos os processos, além da adoção de uma política de valorização de seus servidores, com capacitações, pesquisa de clima organizacional, avaliação de desempenho e programa de reconhecimento dos servidores.
A escuta da população e dos turistas também sempre foi um exercício da Secretaria, por meio da Ouvidoria PCR, do Portal da Transparência, do COLAB e do Portal visit.recife.br. Outra ferramenta utilizada nesse sentido são as pesquisas de satisfação com o público final em projetos estratégicos da Secretaria, como o Carnaval, Academia Recife, Recife Antigo de Coração, Olha!Recife, Recife Bom de Bola e Jogos Escolares, entre outros, propiciando melhorias e adequações contínuas das ações realizadas.
Os conselhos e comitês são outra importante instância de escuta e criação colaborativa de ações e projetos. De 2013 até hoje, a Secretaria aprimorou o Conselho de Turismo do Recife e implantou o Comitê Gestor do Bairro do Recife, o Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Turismo, Hotelaria e Afins e o Conselho Municipal de Esporte.
Indicadores – O ISO não é o primeiro indicador de sucesso dos processos adotados pela Secretaria. O cuidado com cada serviço prestado se reflete em importantes resultados alcançados, outros valiosos certificados de qualidade e eficiência recebidos nos últimos anos, como:
- A liderança entre as cidades mais procuradas do Brasil para o Réveillon 2019/2020, segundo o Kayak e a participação na lista de 10 destinos mais procurados para as férias de julho (2019) pela mesma plataforma;
- A quinta colocação nacional e primeira do Nordeste no Ranking Connected Smart Cities Urban Systems 2019 de melhores cidades para fazer negócios (economia criativa, tecnologia, microempresa individual e espaços de inovação e incubação de conhecimento);
- A liderança entre os destinos do Nordeste mais procurados para o verão, segundo o Voopter (2019);
- A confirmação na lista dos 10 destinos mais visitados do Brasil, segundo o Ministério do Turismo, que concedeu à cidade também o prêmio de melhores práticas do turismo, pelo projeto Olha! Recife;
- O pioneirismo entre as cidades brasileiras na inovação, tendo sido a 1ª cidade do Nordeste e a 3ª do Brasil a criar um Plano de Turismo Criativo, e a 1ª cidade do Brasil a integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo (2019);
- Destaque entre as políticas públicas esportivas, com a oferta da maior rede brasileira de academias ao ar livre e gratuitas, com mais de 110 mil inscritos e do maior campeonato de futebol de várzea do mundo. Recife é também uma das poucas cidades do Brasil com Programa Bolsa Atleta e cujos jogos escolares atendem 100% das escolas da Rede Municipal de Ensino;
- Será a 1ª capital do Nordeste a receber o Programa Gol do Brasil, em parceria com a CBF, em 2020.