NOTÍCIAS

Administração | 16.12.19 - 18h25

SADGP encerrou 14ª turma do Programa de Preparação para Aposentadoria

img_alt

Desde 2015 até agora, mais de 400 servidores participaram do PPA. (Foto: Cortesia)


Preparar o servidor em vias de se aposentar para o fechamento desse ciclo é proposta do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), que hoje de manhã (16), concluiu mais uma turma capacitada. Desde 2015, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas, preparou 14 turmas para aposentadoria, somando a participação de mais de 400 servidores.
 

A coordenadora do PPA, Luciana Nery, lembra que a iniciativa partiu da observação de servidores que estavam prestes a se aposentar e muitos deles demonstravam que não estavam preparados para o fechamento desse ciclo. “Alguns pareciam ansiosos e até deprimidos. O PPA é realizado sete módulos e mostra como se preparar para essa travessia e apresenta, principalmente, que o servidor tem um leque de opções e oportunidades para aproveitar esse momento. É o fechamento de uma fase para iniciar outra”, destacou Luciana Nery.

Desmistificando a Aposentadoria, Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável, Política Municipal do Idoso e Legislação Previdenciária, Empreendedorismo, Voluntariado e Gestão Financeira, Relações Familiares e Projeto de Vida são os temas dos módulos aplicados. Hoje, a psicóloga, que é instrutora da Escola de Governo, Elaine Rossiter, falou sobre as Relações Familiares e salientou que cada um deve seguir o seu perfil – extrovertido, tímido, discreto, retraído -, mas sem deixar de exercer seu novo projeto de vida. 

O PPA recebe nas turmas até os servidores que já se aposentaram e sentiram a necessidade de participar do Programa. Esse foi o caso da dentista da Secretaria de Saúde, Ana Elizabeth Maia, que se aposentou no último mês de agosto. “A capacitação engrandeceu minha visão de perspectiva de vida. Os instrutores são altamente qualificados e receptivos ao nos colocar a par desse processo. Sempre fiz essa pergunta com relação à aposentadoria: ‘E agora?’ Participar do PPA me deu essa resposta. Valeu muito a pena”, reiterou Ana Elizabeth Maia, acrescentando que todos que vão se aposentar devem fazer o curso.

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) faz parte do calendário do Programa Servidor de Valor, no qual visa à valorização do servidor municipal do Recife, através de diversas atividades ao longo do ano.