Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 16.12.19 - 19h32

Final das Olimpíadas de Jogos Digitais da Prefeitura do Recife seleciona equipes campeãs

img_alt

Um total de oito equipes de 36 escolas participaram da competição. (Foto: Cortesia)

 

A final da 3ª Olimpíada dos Jogos Digitais (OJE), da Prefeitura do Recife definiu quais as equipes de estudantes da Rede Municipal são fera em Jogos Digitais, Conhecimentos Gerais, Português e Matemática.

A equipe Black Diamont formada por alunos do 9º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Pedro Augusto ficou com o primeiro lugar (todos foram premiados com um smartphone de última geração), o time 100 Nome da Municipal Gilberto Freyre obteve o segundo lugar ( e cada estudante e mais o professor orientador receberam uma bicicleta), o grupo AFKL Alpha, da Escola Municipal Hugo Gerdau, ficou em terceiro (todos foram premiados com caixas de som Bluetooth).  Oito equipes participaram da final, na quarta-feira(11), no Compaz Ariano Suassuna/Cordeiro. 

O aluno Lucas José da Silva, 16 anos, integrante do time AFKL Alpha, da Escola Municipal Hugo Gerdau, disse que “a experiência da OJE é única e inovadora, muito importante para nossos estudos e vida”. A disputa iniciou com 49 escolas, no começo do ano, sendo 36 de Anos Finais (6º ao 9º Ano) e numa experiência piloto outras 13 de Anos Iniciais (5º ano) participaram. Ao todo, mais de 14 mil estudantes estiveram envolvidos nos torneios individualmente e em equipes formadas por quatro estudantes, mais um professor.  Na final só participaram alunos dos 9ºs anos.

A OJE é uma plataforma desenvolvida pela empresa Joy Street, instalada no Porto Digital, e já recebeu inúmeros prêmios de inovação, games e educação. “Nela, os alunos encontram missões e desafios com uma narrativa envolvente e que ajuda a desenvolver competências e habilidades que estão na matriz de referência como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, explica o sócio-fundador da Joy Street, Fred Vasconcelos. 

No caso da Rede de Ensino do Recife, os jogos abordam questões de conhecimento de Português e Matemática. De acordo com a gerente geral de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação do Recife, Poliana Evas, as lições e desafios da plataforma são desenvolvidos a partir das necessidades de aprofundamento dos estudantes nessas matérias. “A ideia dos desafios é instigar o aluno a exercitar o conhecimento. É praticar bastante e de forma lúdica para aperfeiçoar”, pontua a gestora.