Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 16.12.19 - 22h24

Plano de Gestão dos Jardins Burle Marx do Recife foi o grande vencedor do Prêmio Vasconcelos Sobrinho na categoria Destaque Municipal

img_alt

Iniciativa pioneira no país, o Plano de Gestão e Conservação dos Jardins Históricos de Burle Marx é um importante instrumento de preservação do patrimônio. Premiação é concedida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) (Foto: Inaldo Menezes/PCR)
 

Recife foi a primeira cidade do Brasil a elaborar um Plano de Gestão para os Jardins Históricos da capital pernambucana: são 15 jardins desenhados pelo paisagista Roberto Burle Marx, considerados patrimônio histórico e ambiental. Em solenidade realizada no auditório do Cais do Sertão, nesta segunda-feira (16),  foi entregue ao vice-prefeito Luciano Siqueira o troféu de 1º lugar do "Prêmio Vasconcelos Sobrinho", na categoria Destaque Municipal, dedicado ao Plano de Gestão e Conservação dos Jardins Burle Marx do Recife. Além do troféu, também foi concedida uma premiação de R$ 3 mil e certificado por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) em reconhecimento às práticas e esforços para a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população.

Construído a partir de agosto de 2018 em várias etapas, o Plano de Gestão contou com a realização de seminário e oficinas envolvendo a sociedade civil e entidades urbanísticas com objetivo de formular uma estratégia e pactuar um modelo de gestão a ser adotado no cotidiano das ações públicas e da sociedade no gerenciamento dos jardins históricos. As medidas respeitam as orientações estabelecidas nas Cartas Patrimoniais de Florença (1981) e de Juiz de Fora (2010) que determinam que a salvaguarda dos jardins históricos exige que os mesmos sejam identificados e inventariados, impondo-se intervenções diversas, de manutenção, de conservação e de recuperação. “Além de preservar o meio público da maior importância, o Plano de Gestão para os Jardins Históricos também significa um estímulo para que a própria população se empodere deste patrimônio que existe na cidade. Executar um Plano de Gestão para que possa preservar e estimular o compromisso e a consciência de centenas de milhares de pessoas é muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, ressalta o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira

O Comitê dos Jardins Históricos de Burle Marx foi instituído em outubro de 2018 através do Decreto municipal 31.853 e engloba 19 entidades. Coordenado pelo Gabinete do vice-prefeito junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Comitê é formado pelo CAU-PE, Emlurb, Iphan; Fundarpe, IAB, Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelas Secretarias municipais de Mobilidade e Controle Urbano; Planejamento Urbano e Turismo, Esportes e Lazer. 

De acordo com Janaina Granja, coordenadora do Comitê Jardins Históricos Burle Marx, a próxima etapa após a elaboração do Plano de Gestão será a criação do conselho gestor de cada uma das seis praças tombadas (Casa Forte, Faria Neves, Euclides da Cunha, Derby, Salgado Filho e da República) e a elaboração dos planos de manejos com o detalhamento das regras de preservação.“Em 2020 vamos dar início à formação dos conselhos para cada praça tombada, a começar pela Praça Faria Neves e Praça de Casa Forte. A ideia é que até o final do ano que vem, teremos conselhos de acordo com suas especificidades”, conclui Janaina.

O documento que garante a elevação das praças à categoria de Jardins Históricos contempla com o título as seguintes praças: Casa Forte; Euclides da Cunha, na Madalena; República e Jardim Campo Princesas, no bairro de Santo Antônio; Derby; Salgado Filho, em frente ao Aeroporto Internacional dos Guararapes; Faria Neves, em frente ao Horto de Dois Irmãos; Pinto Damaso, na Várzea; Entroncamento, nas Graças; Chora Menino, no Paissandu; Maciel Pinheiro, na Boa Vista; Dezessete, em Santo Antônio; Artur Oscar, conhecida como Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife; o Jardim da Capela da Jaqueira; o Largo da Paz, em Afogados; e o Largo das Cinco Pontas, no bairro de São José.

Em sua 30ª edição, o Prêmio Vasconcelos Sobrinho bateu recorde de inscrições com mais de 70 projetos, distribuídos em sete categorias. É uma homenagem que o Governo de Pernambuco, por meio da Semas e da CPRH,  presta anualmente a pessoas físicas, empresas e instituições que realizam projetos com o objetivo de promover a melhoria das condições ambientais ou desenvolvam ações socioambientais. Lembra o legado do pernambucano João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), um dos pioneiros na área de estudos ambientais no Brasil.

 

Quem foi Vasconcelos Sobrinho

 

Filho de José Francisco Correia de Vasconcelos e Rita Pinto de Vasconcelos, João Vasconcelos Sobrinho nasceu em Moreno, Pernambuco, em 28 de abril de 1908 e formou-se engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de São Bento, hoje incorporada à UFRPE.

Dentre as tantas contribuições de Vasconcelos Sobrinho nas causas ambientais através de trabalhos de pesquisa, gestão e literatura específica, destacam-se sua atuação como fundador e ex-diretor do Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos, hoje Parque Ecológico de Dois Irmãos; professor titular da disciplina de Ecologia da UFRPE; fundador e supervisor da Estação Ecológica de Tapacurá; diretor do Serviço Florestal do Ministério da Agricultura, posteriormente denominado Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF; membro da Delegação Brasileira para a Conferência das Nações Unidas sobre Desertificação, realizada em Nairobi, em 1977; fundador e diretor do Serviço de Inspeção Florestal e Proteção à Natureza do Estado de Pernambuco.

Conheça os primeiros colocados em cada uma das categorias do Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2019:

Categoria: Bem-estar Animal

 

1° lugar

Pedro de Assis de Oliveira

Projeto: Bem-estar animal

2° lugar

Ariene Cristina Dias Guimarães Bassoli

Programa Adote um Vira-Lata

3° lugar

Goretti Queiroz

Projeto: SOS Cavalos

 

Categoria: Inovação Tecnológica

 

1° lugar

Projeto: Bichos da Caatinga - Tecnologia gerando atitude

Responsável: Bruno Bezerra de Souza Pereira

2° lugar

Projeto: Dispositivo de exclusão de fauna acompanhante em redes de arrasto para camarão (DEFA)

Responsável: Vanildo Souza de Oliveira

3° lugar

Portal de Zoologia de Pernambuco

Responsável: Filipe Martins Aléssio

  

Categoria: Pesquisa Ambiental

 

1° lugar

Projeto: Ecologia e conservação de crocodilianos na Mata Atlântica de Pernambuco - Projeto Jacaré /UFRPE

Responsável: Jozélia Maria de Sousa Correia

2° lugar

Monitoramento participativo de micro-organismos em policultivos de transição agroecológica no assentamento Chico Mendes III: uma aproximação do conhecimento científico e o conhecimentos dos agricultores

Responsável:  Patrícia Vieira Tiago

3° lugar

Caracterização polifásica de fungos isolados de substratos relacionados à melípona scutellaris (apidae meliponini) no ambiente de colmeias racionais.

Responsável: Renan do Nascimento Barbosa

  

Categoria: Projetos e Práticas Educacionais Ensino Fundamental I, II e Médio

 

1° lugar

Projeto: Bens ecoturísticos como instrumentos de Educação ambiental na articulação pelo desenvolvimento sustentável em São José do Egito/PE

Responsável: Alex Bruno da Silva Farias

2° lugar

Horta em casa

Responsável: Fabiane Torres Vilela

3° lugar

Conhecendo os Animais Peçonhentos

Responsável:Felipe Edvaldo da Silva

 

Categoria: Destaque Municipal

 

1° lugar

Projeto: Plano de gestão dos Jardins Históricos de Burle Marx em Recife

Responsável: Janaína de Oliveira Granja

 

2° lugar

Restingas de Igarassu

Responsável: Gilmar Gonçalves da Silva

3° lugar

Sala Verde -  Serra Talhada Sustentável

Responsável: Ronaldo Timóteo de Melo Filho

 

Categoria: Destaque  Imprensa

 

1° lugar

Reportagem Especial Nova Rotação (Jornal do Comércio)

Jornalista: Roberta Soares

2° lugar

#OxeRecife  - Blog com foco grande para as questões do meio ambiente. (oxerecife.com.br)

Jornalista:Letícia Lins

3° lugar

Desmatamento está no debate do País

Equipe jornalística: Renata Monteiro, Mirella Araújo e Eduarda Bravo

 

Categoria: Personalidade do Meio Ambiente

 

1° lugar

João Luiz Aleixo da Silva (Lula do Mel)- é natural de Caruaru (PE) e é o idealizador do Solar das Abelhas - Centro de Educação Ambiental de referência sobre abelhas e meio ambiente em Pernambuco (sede em Caruaru)

 

2° lugar

José dos Santos Semente (in memoriam)

José dos Santos Semente, natural de Recife (PE), nasceu em 27/02/1948.

José Semente era professor da rede pública, ativista das causas comunitária e ambiental por muitos anos, com expressiva atuação na defesa da preservação da Mata do Engenho Uchoa e dos direitos da comunidade do bairro do Barro, na Zona Oeste da cidade, entre outros, por meio do Conam. Faleceu no Recife, no dia 26 de outubro desse ano, aos 71 anos.

 

3° lugar

Domingos Sávio de França

Empreendedor Socioambiental - Fundador da Startup REECicle - Inovação e Inteligência em Reciclagem, Mantenedor do Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife, Membro-fundador da Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação - ABRIN, bacharel em administração de empresas, especialistas em gestão e controle ambiental, mestrado em tecnologia ambiental. Atuou em Governo do Estado do Ceará e em várias prefeituras como gestor e consultor de programas de inovação, educação tecnológica e meio ambiente.