Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 17.12.19 - 12h25

Estudantes da Classe Hospitalar lançaram livro durante festa de confraternização

img_alt

As crianças que são pacientes da pediatria oncohematológica também se apresentaram com seu coral (Foto: Cortesia)

 

Uma média de 15 crianças que estudam ou já passaram este ano pela Classe Hospitalar, na pediatria oncohematológica do Hospital Oswaldo Cruz, lançaram, semana passada, um livro escrito e ilustrado por elas, durante a festa de confraternização da turma, que contou com apresentação de seu coral.

A professora Priscila Angelina, da Rede de Ensino do Recife, que acompanha o cotidiano escolar desses estudantes, diz que as aulas são momentos de alívio, diversão e um intervalo na dura rotina de um tratamento de câncer. As professoras Cristiane Pedrosa e Silene Cabral estavam ajudando os pequenos no ritmo do coral como em todos os detalhes da festa. Mães, pais e convidados estavam emocionados com tanta energia, carinho e a vontade de participar das crianças.

A oncologista pediátrica e fundadora do serviço de OncoHematologia do HUOC, Vera Morais, estava encantada de ver o envolvimento dos estudantes da Classe Hospitalar em tantas atividades. “Assistir um coral desses estudantes/pacientes, celebrar essa data com crianças integradas nas atividades escolares não tem preço”, enfatizou a médica.

Classe hospitalar – Inaugurada em 2015, a classe é fruto de um convênio pactuado entre a Prefeitura do Recife, o Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer (GAC) e Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). A iniciativa tem o objetivo de restabelecer o direito social básico à educação e manter o vínculo escolar da criança com câncer. A sala de aula hospitalar, que funciona como atendimento educacional especializado, numa sala do 4º andar do Huoc, onde se encontram alguns dos leitos de enfermaria para internamento. O espaço tem capacidade para oito alunos por vez. Desde sua fundação, 163 alunos já passaram pelo atendimento na sala hospitalar, sendo 25 delas este ano.