Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.19 - 18h46

Atrações natalinas dão o tom no fim de semana do Recife

img_alt

Recife celebra Natal com diversas atrações para toda a família. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

As cores e emoções do Natal tomam conta da capital pernambucana, neste fim de semana. Boa parte da programação se concentra no Bairro do Recife, com dezenas de apresentações de corais e pastoris, além da apresentação do tradicional Baile do Menino Deus, no Marco Zero. Mas também há atrações no Pátio de São Pedro, em parques e nos equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife.

 

CULTURA

Bairro do Recife recebe mais de 20 atrações

Antes de acabar, 2019 ainda vai garantir muita festa para os recifenses. Nos próximos dias 20, 21 e 22, o Bairro do Recife recebe mais de 20 atrações, entre corais e pastoris, numa programação gratuita e aberta ao público, realizada em palco montado na Praça do Arsenal, pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

No dia 20, a celebração começa às 18h30, com cortejo de dez pastoris saindo do Cais da Alfândega em direção à Avenida Rio Branco, acompanhados pelas bandinhas natalinas Associação Musical 19 de Fevereiro, Som Brasil Banda Show e Bandinha Natalina Veneno. O Reisado Imperial também acompanha o cortejo.

Às 19h, sobre ao palco a Retreta Natalina da Banda Sinfônica do III Cindacta – Base Aérea do Recife, seguido de apresentação de pastoris.

Homenageada Ciclo Natalino - A programação da sexta também celebrará a homenageada do Ciclo Natalino 2019: a folclorista e dirigente do tradicional Pastoril Estrela Dalva de Santo Amaro, Mariza Lopes, que dedicou a vida às tradições dos brinquedos populares nordestinos no Recife e por todo o estado. Além do pastoril, ela foi exímia passista e dirigente da Ciranda de Mariza Lopes. Mariza faleceu este ano, acendendo mais uma estrela na posteridade da cultura popular pernambucana. 

No dia 21, a festa começa às 19h, com apresentações dos pastoris Sol Nascente, Jardim da Alegria e encontro dos velhos dos pastoris.

No dia 22, sobem ao palco, a partir das 17h, a Retreta Natalina com a Banda da Polícia Militar do Recife, o Pastoril Luz do Amanhecer, o Grupo Matulão de Dança, o Pastoril Giselly Andrade e o Coral Edgard Moraes. 

Confira as atrações:

DIA 20/12

Local: Praça do Arsenal

18h30 - Cortejo com pastoris (Pequenas Estrelas, Jardim da Alegria, Achyles, Luz do Amanhecer, Menino Jesus da Vovó Bibia, Aurora Boreal, Lindas Ciganas e UR-3 Ibura, Vovó Alzira e Estrela de Belém), embalados pela Associação Musical 19 de Fevereiro, Som Brasil Banda Show e Banda Natalina Veneno, da lateral da Igreja Madre de Deus até a Praça do Arsenal (via Rua da Moeda, Mariz e Barros, Rio Branco e Bom Jessus). O Reisado Imperial também acompanha o cortejo.

19h - Retreta natalina com a Banda Sinfônica do III CINDACTA – Base Aérea do Recife

20h30 - Pastoril Tia Nininha

21h - Guerreiros Sol Nascente

21h30 - Pastoril Estrela Brilhante

 

DIA 21/12

Local: Praça do Arsenal

 

19h - Pastoril Sol Nascente

20h - Pastoril Jardim da Alegria

21h - Encontro dos Velhos do pastoril, com Véio Mangaba e Xaveco

 

DIA 22/12

Local: Praça do Arsenal

17h - Retreta Natalina com a Banda da Polícia Militar do Recife

18h - Pastoril Luz do Amanhecer

18h30 - Grupo Matulão de Dança

19h - Pastoril Giselly Andrade

19h30 - Coral Edgard Moraes

 

Jornadas para Celebrar incentiva pastoris da cidade

Resgatando e celebrando uma das mais antigas tradições culturais do Nordeste, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife encerram, nesta quinta (19), o Projeto Jornadas para Celebrar. Desde o último dia 1º de dezembro, foram realizados sete encontros entre pastoris de diversas regiões da cidade para celebrar a comunhão dos brincantes com suas próprias comunidades e também com outros grupos, conquistando e cativando novos e antigos públicos para fortalecer a tradição em toda a cidade. 

O sétimo e derradeiro encontro será no dia 19, em Santo Amaro, onde o Pastoril Tia Mariza receberá o Tia Nininha, o Tia Nininha 3ª idade e o Campinas Alegres, a partir das 19h.

As jornadas encerraram um processo de renovação e valorização da tradição dos pastoris, que começou no último mês de outubro, com a realização do Seminário sobre o Pastoril Religioso, também promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro.

 

Baile do Menino Deus encanta o Marco Zero

Tradição que já ocupa o Marco Zero há 16 anos, o Baile do Menino Deus celebrará o Natal e a cultura popular nordestina, entre os próximos dias 23, 24 e 25, às 20h, num grandioso espetáculo aberto ao público, visto por mais de 70 mil pessoas a cada ano.

Com direção do escritor Ronaldo Correia de Brito, o Baile conta a história do nascimento de Jesus, a partir da narração de personagens da cultura popular nordestina, tendo como cenário algumas das mais caras e enraizadas manifestações culturais da região, como o reisado, a lapinha, o pastoril, cavalo marinho, chegança, boi de reis e muitas outras.

Entre as novidades preparadas para este ano, estão a estreia do Grupo Bongar e do cantor Carlos Filho no espetáculo, além de novos figurinos e cenografia.

Realização da Relicário Produções, da produtora Carla Valença, com apoio da Prefeitura do Recife, a programação é gratuita e aberta ao público.

 

Inauguração de iluminação cênica da Torre Malakoff 

Aproveitando o brilho do Natal, a Prefeitura do Recife inaugura, a partir das 18h desta sexta-feira (20), a iluminação cênica da Torre Malakoff, em frente à Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Ao som de uma orquestra de frevo, a nova iluminação da Torre Malakoff será feita a partir de projeções que valorizarão o equipamento, promovendo ainda mais o desenvolvimento turístico do Recife Antigo. O projeto de iluminação cênica da Prefeitura do Recife, executado por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) já alcançou a ponte da Via Mangue, o Parque 13 de Maio e a Praça do Derby.

 

Natal nos Parques

O tradicional espetáculo Natal Para Sempre, que já integra o calendário do natalino recifense, ganhou um novo cenário este ano. A peça será apresentada no Parque da Macaxeira, nos dias 23 e 25 de dezembro, a partir das 19h.

A programação ao ar livre continua, com uma série de atividades no Parque Santana, no dia 21 de dezembro, a partir das 15h.  Em parceria com a ONG ATOS, por lá vai ter recreação, feirinha criativa, apresentações culturais e oficinas. Tio Bruninho encerra a festa com um show das 19h às 20h.

 

Música clássica e urbana no Festival Virtuosi

Neste fim de semana, recifenses e visitantes terão um encontro com a música clássica e urbana. O Festival Virtuosi chega à sua 22ª edição com concertos, intervenções artísticas, feira livre e oficinas no Pátio de São Pedro e no Bairro do Recife. A programação ocorre entre os dias 19 e 21 de dezembro e terá, entre as principais atrações, nomes locais, nacionais e internacionais, a exemplo de Amaro Freitas Trio, Jocy de Oliveira, André Mehmari, Betina Stegmann e Orquestra Jovem de Pernambuco. O evento é gratuito e tem apoio da Prefeitura do Recife.

 

Confira a programação completo no site: www.virtuosi.com.br

 

MEIO AMBIENTE

Contação de histórias natalinas, oficinas e caminhadas ecológicas garantem lazer nos equipamentos ambientais da PCR

Dezembro é um dos meses mais cobiçados pela garotada, afinal é o início do verão e das férias, época de Natal e momento de reunir a família e os amigos. Que tal aproveitar essa época e também aprender mais sobre o meio ambiente de forma divertida e lúdica? A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) preparou uma série de atividades neste final de semana no Jardim Botânico, na Zona Oeste, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte. 

Além do contato com a natureza, o público poderá desfrutar de oficinas, contação de histórias, trilhas, jogos, sessão de meditação e muito mais. Gratuitas, as atividades são voltadas para todos os públicos e prometem trazer saber ecológico e ludicidade.

Confira a programação completa dos equipamentos ambientais:

 

Jardim Botânico do Recife

Sábado (21)

09h – Caminhada Ecológica "Trilha Cega"

10h - Oficina de criação "Arte no Meio"

11h – O Meio que se conta: contação de histórias “Uma história de Natal”

12h – Encerramento MANHÃ

13h30 - Caminhada Ecológica "Sons e movimentos da Mata"

14h30 – Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET

15h30 - O Meio que se conta: contação de histórias “João Jiló e as aventuras Du Porto

16h – Encerramento TARDE

 

Domingo (22)

 

09h – Caminhada Ecológica "Trilha Cega"

10h – Contação de histórias "Jô e o segredo do Natal"

11h – Oficina de criação "Arte no Meio"

12h – Encerramento MANHÃ

13h30 -  Caminhada Ecológica "Trilha pelas árvores do Jardim"

14h30 - O Meio que se conta: contação de histórias “Uma história de Natal”

16h – Encerramento TARDE

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

 

Econúcleo Jaqueira

 

Sábado (21)

09h – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal (Riso)

10h -Trilha Lúdica Ambiental "trilha de histórias"

11h – Oficina de Malabares

12h – Encerramento MANHÃ

14h - Historias Cantaroladas

15h – Trilha Lúdica Ambiental "trilha de histórias"

16h - O Meio que se conta: contação de histórias “As aventuras de Anansi”

17h – Encerramento TARDE

 

Domingo (22)

 

9h – Grupo de Meditação "Sahaja Yoga"

10h – Oficina de vermicompostagem + Pocket Show com Maricota

11h – Jogo da Alegria Ambiental

12h – Encerramento MANHÃ

14h - Trilha Lúdica Ambiental "trilha de histórias"

15h – O Meio que se conta: contação de histórias “O Sapo e a Rosa”

16h - Jogo da Memória Ambiental

17h – Encerramento TARDE

 

Econúcleo Jaqueira

Rua do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita