Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 20.12.19 - 10h25

Recife recebeu dois troféus no Prêmio Pernambuco de Turismo

A cidade conquistou o 1º lugar com o Plano de Turismo Criativo, na categoria Inovação e Sustentabilidade; e o 2º lugar com o Festival Recife Urbana Arte (R.U.A.), na categoria Municípios Destaque no Turismo

 

A Prefeitura do Recife ganhou dois troféus no Prêmio Pernambuco de Turismo, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado. A capital foi a grande vencedora na categoria Inovação e Sustentabilidade com o Plano de Turismo Criativo do Recife. O Festival Recife Urbana Arte (R.U.A.) conquistou o 2º lugar na categoria Municípios de Destaque. A premiação aconteceu na noite de ontem (19), no Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife.  

“Estamos muito felizes com mais este reconhecimento. Nosso empenho é em sempre buscar formas criativas e inovadoras para transformar positivamente a cidade. Nós fazemos uma cidade para as pessoas e por isso pensamos em projetos e ações voltadas para o turista, mas também para o cidadão recifense”, destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

De forma pioneira no Nordeste, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife lançou, em 2018, o Plano de Turismo Criativo do Recife (2019-2021). O documento serve para subsidiar empreendedores e representantes das iniciativas públicas ou privadas sobre como explorar o Turismo Criativo, que é um turismo de co-criação, em que o visitante não é apenas um expectador, mas um participante ativo das vivências da cidade. Uma das ações exitosas do documento foi o ingresso do Recife na Rede Internacional de Turismo Criativo, transformando a capital pernambucana na única cidade brasileira na lista. 

Outra característica forte da cidade é a valorização da arte de rua. Por isso, passou a integrar o calendário da cidade o Festival Recife Urbana Arte (R.U.A.). O evento promove diversidade e arte urbana no bairro mais antigo, o Bairro do Recife, e já teve duas edições de sucesso realizadas. Além das apresentações culturais, das manifestações artísticas e do incentivo à economia criativa, o R.U.A. 2019 contou com uma roda gigante no Marco Zero. O R.U.A. é um misto cultural e agrada a todos os gostos, com apresentações internacionais, oficinas de grafitagem, apresentações culturais circulantes pelo bairro, atividades esportivas e infantis.

Prêmio Nacional do Turismo 2019 – Outro reconhecimento para a cidade veio com o Prêmio Nacional do Turismo 2019, realizado pelo Ministério do Turismo. A cidade foi vencedora com o Festival O Boi Voador, na categoria Melhor Iniciativa de Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo – Iniciativas de Destaque. A peça, que já faz parte do calendário de eventos da cidade, remonta a passagem história do Brasil Holandês, quando Nassau fez um boi voar. A premiação aconteceu no dia 4 de dezembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.