Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 21.12.19 - 13h47

Praia Limpa começou neste sábado (21) na orla de Boa Viagem

img_alt

Prefeito Geraldo Julio fez o lançamento da campanha que é a maior de sustentabilidade em praias urbanas do Brasil. A novidade desta edição é a distribuição de 40 mil copos de papel (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Banhistas, turistas e barraqueiros que frequentam a praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, tem mais um motivo para aproveitar a orla. Na manhã deste sábado (21), o prefeito Geraldo Julio, junto aos parceiros da Globo no Recife e da Klabin, lançou mais uma edição do projeto Praia Limpa, distribuindo sacolas ecológicas e pulseiras de identificação para crianças. A ação veio com mais uma novidade nesta edição. A distribuição de copos de papel, material 100% reciclável e biodegradável. 

Fortalecendo ainda mais a ação, a Prefeitura do Recife, através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) vai reforçar seus serviços, garantindo 100 dos seus colaboradores para atuarem na limpeza das praias. A expectativa é que cada domingo mais de 25 toneladas de lixo sejam recolhidos.

“O Praia Limpa já é um projeto vencedor e reconhecido pelos moradores da cidade. Este ano ele vai ser maior, estamos esperando mais turistas agora no réveillon e no verão, mais pessoas visitando do Brasil e de fora. Então manter a praia limpa é fundamental para fortalecer o turismo, além da questão ambiental” afirmou o prefeito Geraldo Julio, que destacou ainda a parceria com os barraqueiros. “A parceria que é feita com os barraqueiros é o que dá mais certo. Os monitores que trabalham, a orientação dada, as pulseirinhas entregues para as crianças para que não haja risco de se perderem, as sacolas de papel, tudo isso em parceria com a sociedade, a rede Globo e a Klabin, além da Prefeitura do Recife, ajudam o lugar mais democrático da cidade, que é a Praia de Boa Viagem”, avaliou o prefeito.

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a preservação do meio ambiente e a limpeza das praias, serão distribuídos 540 mil sacolas de papel para descarte do lixo e mais de 22 mil lixeiras para facilitar a coleta deste material, colaborando para manter a limpeza do local. A novidade deste ano é a distribuição de 40 mil copos de papel aos frequentadores da praia. O copo de papel tem como vantagem ainda a preservação da temperatura da bebida, comparado com os copos plásticos. O evento acontecerá ao longo dos 8 km da praia de Boa Viagem, aos domingos e feriados, de dezembro de 2019 a março de 2020.

O diretor comercial e regional da Globo em Pernambuco, Iuri Leite, destacou a parceria das iniciativas privadas, púbicas e população para o sucesso do projeto. “Mais uma edição do projeto Praia Limpa, agradeço o apoio da Prefeitura. Esse trabalho de educação é importante para os banhistas e barraqueiros com a principal função de tornar a vida mais agradável dos que frequentam a praia. O apoio educativo dos barraqueiros, da iniciativa privada da Klabin e da Prefeitura do Recife, é muito gratificante. Se todo mundo faz sua parte, temos uma vida mais saudável e sustentável”, afirmou.

Para o gerente industrial da Klabin Goiana, Marney Tenório a expectativa é de mais um ano de sucesso para a campanha. “Para nós da Klabin é uma oportunidade fantástica. Nós que estamos na região de Goiana há mais de 50 anos, que emprega mais de mil funcionários, estar aqui pelo segundo ano é muito bom. O foco em sustentabilidade é um dos pilares da nossa empresa e estamos hoje distribuindo sacos, copos e lixeiras de papel 100% biodegradável, reciclável e de fontes renováveis, contribuindo para a conscientização da população, o sentimento é de realização”, afirmou.

Mais de 80 monitores irão distribuir sacolas e copos de papel, material 100% reciclável e biodegradável. Além disso, lixeiras de papelão ondulado, servirão para que os banhistas coloquem as sacolinhas, facilitando o recolhimento do lixo. Os  monitores que irão trabalhar durante o Praia Limpa foram selecionados com o apoio da Associação dos Barraqueiros da Praia de Boa Viagem. Participam da ação filhos e parentes dos barraqueiros que foram treinados para orientar corretamente o público durante a entrega das sacolas e dos copos, conscientizando para não jogar o lixo na areia.

Poliana Miranda levou a filha e a sogra para aproveitar as primeiras horas de sol na orla de Boa Viagem. “Eu acho maravilhoso essa ação. Sempre viemos na praia e esta sempre limpo, dá pra ficar à vontade, sabendo que seus filhos estão e segurança sem encontrar nenhum lixo por perto, além da distribuição desse kit que é muito funcional, além de ser reciclável”, afirmou.