Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.12.19 - 19h28

Vigilância Sanitária dá dicas para o consumo de alimentos nas ceias de fim de ano

Uma das maiores causas de intoxicação alimentar é a contaminação durante o preparo, além do tempo de exposição da comida à temperatura ambiente e a forma de acondicionamento das sobras

No momento das compras para a ceia de Natal e Rèveillon, os consumidores precisam ter alguns cuidados com a qualidade dos alimentos, a procedência e a validade. Pensando nisso, a Vigilância Sanitária (Visa) do Recife Vigilância Sanitária (Visa) faz uma série de recomendações que perpassam pelos cuidados na hora da compra e do preparo ao consumo da comida na festa e nos dias seguintes.

Na hora da compra, a Visa Recife orienta que os consumidores fiquem atentos ao acondicionamento dos alimentos e à temperatura de exposição; observem a integridade das embalagens e o prazo de validade; além de verificar cor, odor e textura dos produtos de origem animal. Quem for consumir maionese deve optar pela industrializada.

Ao cozinhar, é importante evitar usar anéis e pulseiras, manter as mãos higienizadas e limpar os utensílios antes e depois da manipulação dos alimentos. Também é recomendado preparar os alimentos com água potável.

De acordo com a Visa Recife, as saladas com maionese e molhos devem ser retiradas da refrigeração pouco antes da ceia. Os alimentos não devem ser deixados em temperatura ambiente por muito tempo. O melhor é deixá-los refrigerados até a hora de servi-los. Também é importante evitar congelar alimentos que já tenham sido descongelados.

“Uma das maiores causas de intoxicação alimentar é a contaminação durante o preparo. Outros fatores de risco variam entre o tempo de exposição da comida à temperatura ambiente e a forma de acondicionamento das sobras, por isso é tão importante ter alguns cuidados ao preparar as ceias”, orientou a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Danielle Feitosa.

De acordo com a gestora, as sobras das ceias devem ser guardadas em potes limpos e com tampas, e devem ser refrigeradas ou congeladas. Os alimentos diferentes devem ser guardados separados, para evitar a contaminação entre eles.

DESRATIZAÇÃO - Para preparar a orla da praia para as festas de fim de ano, a Vigilância Ambiental do Recife iniciou, na última semana, a desratização do bairro do Pina a Boa Viagem. Ao todo, 12 profissionais concluem a colocação de 15 kg de raticida em iscas para atrair os ratos, nesta semana. A equipe da Vigilância Ambiental também está fazendo a desinsetização da orla para fazer o controle da população de baratas e escorpiões.