Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 26.12.19 - 13h58

PCR entrega novo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), nesta quinta-feira (26)

O Creas é um equipamento da Proteção Social Especial de Média Complexidade, que visa atender indivíduos que já lidam com consequências ocasionadas pela vulnerabilidade social

 

Mais um equipamento de atenção especializada da assistência social será inaugurado pela Prefeitura do Recife. Trata-se de um novo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que será entregue a população nesta quinta-feira (26), no bairro do Hipódromo, na Zona Norte da cidade. O equipamento tem o objetivo de oferecer apoio, orientação e acompanhamento a famílias que possuam um ou mais membros em situação de ameaça ou violação de direitos ocasionadas pela vulnerabilidade social. O novo Creas recebe o nome de Renato Ribeiro, em homenagem ao educador social nascido e criado em comunidades, sempre ativo nas causas sociais do moradores do bairro e defensor do reconhecimento dos educadores sociais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).  

O Creas Renato Ribeiro ficará localizado na Estrada de Belém, número 713, no bairro do Hipódromo, e facilitará o atendimento da população usuária oriunda dos bairros de Água Fria, Alto Santa Terezinha, Arruda, Beberibe, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Dois Unidos, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Linha do Tiro, Peixinhos, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Rosarinho e Torreão. Com a entrega do novo Creas, Recife passará a contar com cinco equipamentos do tipo, sendo quatro deles inaugurados pela atual gestão. Juntos, os equipamentos beneficiam todas as áreas da cidade e, ao todo, já realizaram mais de 11 mil atendimentos desde 2013.

O equipamento tem o objetivo de acompanhar indivíduos inseridos no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e ao Indivíduo (PAEFI) e Medida Socioeducativa, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH). O novo Creas contará com uma equipe de assistentes sociais, psicólogos, pedagogo e educadores sociais, além de auxiliares administrativos especialistas na temática. 

O PAEFI visa contribuir para o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva, processar a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos; contribuir para restaurar e preservar a integridade e as condições de autonomia dos usuários; contribuir para romper com padrões violadores de direitos dentro da família; contribuir para a reparação de danos e da incidência de violação de direitos, assim como prevenir a reincidência de violações de direitos.

 

SERVIÇO

O quê: Entrega de nova unidade do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - Creas Renato Ribeiro

Quando: Nesta quinta-feira (26), às 15h

Onde:  Estrada de Belém, número 713, no bairro do Hipódromo, próximo ao Colégio Jesus Crucificado