Corredores pernambucanos lotam ônibus rumo à 95ª Corrida Internacional de São Silvestre
Num clima de muita animação, um ônibus lotado partiu da sede da Prefeitura do Recife, na manhã desta quinta (26), levando um grupo com 44 atletas e 2 coordenadores para a disputa da 95ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que será realizada no dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo. O grupo contou com apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), que disponibilizou o ônibus e proporcionou treinamento específico para os atletas.
A preparação técnica e física foi feita no âmbito do projeto Recife Corre, que faz parte do programa Recife Esportes de Rendimento. As atividades aconteceram nos parques da Jaqueira e da Macaxeira, a cargo dos treinadores Cisiane Dutra (que disputou a Olimpíada de 2016 na marcha atlética) e Pedro Antônio. “O projeto existe desde o ano passado. Fazemos o acompanhamento três vezes na semana, incluindo palestras multidisciplinares com nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. A participação é gratuita”, explica Cisiane.
“Faz 20 anos que eu corro e já estou na sétima São Silvestre. Meu rendimento melhorou muito com as aulas do Recife Corre. O trabalho é muito bom e eu o recomendo muito para quem está começando”, afirma o atleta Josimar Lourenço. De acordo com ele, seu tempo nos 10 mil metros baixou de 37 para 35 minutos com as aulas. “Com 52 anos, estou fazendo os 5 mil metros em 17 minutos”, acrescenta.
Já o atleta Severino Pereira, conhecido como o “Frade Maratonista”, garante que vai para sua 21ª São Silvestre, levando consigo sempre as tradicionais sombrinhas de frevo e cachos de banana. “Minha preparação é correr nas ruas e fazer natação. Corredor de verdade tem que participar da São Silvestre. A prova é maravilhosa e a cada ano eu fico mais rápido e animado”, destaca o “Frade”, acrescentando que todos deveriam fazer exercícios para viver bem e com saúde.
DESTAQUE - Em sua 95ª edição, a Corrida Internacional de São Silvestre vai receber diversos destaques do circuito mundial, com cerca de 150 atletas de elite. Esta será a primeira edição que a corrida está na categoria Road Race Bronze Label da World Athletics, ou seja, se torna oficialmente uma das principais provas do mundo. A prova começa às 7h25 do dia 31 e o grupo retorna ao Recife no dia seguinte.