Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 27.12.19 - 16h16

Exposições e atividades ecológicas são opções para fim de semana

img_alt

Museus do Recife, Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira oferecem opções de cultura e lazer. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

No último fim de semana de 2019, o Jardim Botânico e o Econúcleo Jaqueira, equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife, promovem mais de 20 atividades ecológicas. O Museu da Cidade do Recife mantém a exposição "Cinco Pontas", que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. No Museu Murillo La Greca, a opção é a mostra da artista Camila Valones, “Como? Criando Costumes”. “Memórias da Resistência”, exposição individual de Rose Klabin, segue em cartaz no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam).

 

CULTURA

Exposição "Cinco Pontas" no Museu da Cidade

No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição "Cinco Pontas" está aberta à visitação gratuita aos sábados e domingos, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar. 

As instalações passeiam por épocas contando o papel da edificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Na primeira etapa, monstros marinhos, encontrados nas cartografias e azulejos do século XVI, evocam os medos dos homens do mar no período das navegações. Gravuras do período holandês, quando a Europa pouco sabia sobre as terras de cá, mostram como os estrangeiros enxergavam o Recife. 

Duas belíssimas telas de Baltazar da Câmara e Murillo La Greca também compõem o acervo, bem como desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios.

A exposição ainda conta com animações, imagens atuais do Forte das Cinco Pontas sob um ponto de vista ainda pouco explorado da arquitetura do edifício (feitas com ajuda de um drone) e videoaulas, gravadas com o arqueólogo Ulisses Pernambucano, o professor e arquiteto Pedro Valadares e o arquiteto e urbanista José Mota Meneses.

 

Serviço

Exposição Cinco Pontas

Horário: terça a domingo, das 9h às 17h

Informações: (81) 3355-9558 e 3355-9540 (visita com os educadores do museu devem ser agendadas por telefone)

Entrada: gratuita

www.museudacidadedorecife.org

 

Exposição de Camila Valones segue em cartaz no Murillo La Greca

O conjunto de dez anos de pensamentos e ações da artista pernambucana Camila Valones estará reunido no Museu Murillo La Greca. A exposição “Como? Criando Costumes” tem a proposta de atuar nas relações entre o fazer artístico dentro e fora de instituições.  

A mostra, que fica em cartaz até o dia 9 de janeiro, reúne mais de 30 produções, entre performances, bandeiras, obras audiovisuais e objetos. Elas estão dispostas dentro e fora das dependências do museu, com letreiros espalhados em muros do Recife e Olinda. Durante a exposição, também ocorre um programa público que acontece durante as quartas-feiras de dezembro, com conversa, oficina e ações propositivas em performances.

Camila Valones se propõe a ativar encontros abertos para criar outras possibilidades de estar e atravessar os espaços, localizando o que ela nomeia como teatro de sanidades - um poema-título que explicita os "invisíveis-aparentes" semânticos e coreográficos coordenados pela cordialidade colonial.

 

Serviço

Exposição “Como? Criando Costumes”, de Camila Valones

Entrada gratuita

Museu Murillo La Greca

Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 - Parnamirim

 

Terça à sexta – 9h ao meio-dia / 14h às 17h

Sábado – 15h às 18h

Agendamentos de visitas e informações: educativommlg@gmail.com

(81) 3355-3129

 

Mamam apresenta exposição inédita de Rose Klabin

O corpo – em especial, o feminino – é o eixo temático da atual pesquisa de Rose Klabin. O resultado está sendo apresentado na exposição “Memórias da Resistência”, individual, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM). A mostra, gratuita e aberta ao público, fica em cartaz até 19 de janeiro de 2020. A curadoria é de Douglas de Freitas.

A partir de um ponto de vista feminino, Rose Klabin investiga sua ancestralidade e questiona seu lugar no mundo. É o que ela faz em Sutartine (2018), série de esculturas em mármore e engrenagens industriais, criadas a partir de pesquisas sobre sua descendência lituana. "A palavra Sutartine tem origem na Lituânia e designa um canto polifônico arcaico, composto e cantado apenas por mulheres, no qual as vozes se encontram e desencontram entre si", explica Douglas. 

Em outro momento, em uma espécie de ato ritualístico, Rose personifica uma figura feminina sacra. Trata-se da fotografia 3064 Peles (2019), obra inédita, na qual a artista teatraliza, simultaneamente, o desprendimento e a satisfação em relação à matéria que compõe a natureza do espaço em que se encontra: um deserto. Ela conecta seu corpo nu ao deserto através do pó que deixa escorrer por suas mãos, tal qual um líquido que purifica.

A relação da artista com os insumos da indústria de sua família – o papel - surge no vídeo Suspensão (2016). Rose usa um trator para mover grandes pedras, praticamente do tamanho de sua estatura e, nua, tenta consecutivamente revestir as pedras com camadas de celulose. Uma forma de mostrar o sujeito associado a uma materialidade viva, por vezes dotada de reciprocidade.

 

Serviço

Memórias da Resistência, de Rose Klabin

Local: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM

Período expositivo: Até 19 de janeiro de 2020

Endereço: Rua da Aurora, 265 - Boa Vista, Recife - PE

Visitação: de terça a sexta das 12h às 18h. Sábados e Domingos, das 13h às 17h

Telefone: (81) 3355-6870/ 3355-6871/ 3355-6872

  

MEIO AMBIENTE

Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira promovem mais de 20 atividades ecológicas

O último fim de semana do ano será com programação especial no Jardim Botânico do Recife e no Econúcleo Jaqueira. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), vai oferecer mais de 20 atividades gratuitas, como oficina de mudas, contações de histórias, caminhadas ecológicas e esquete teatral nos dois equipamentos ambientais. O Jardim Botânico abre as portas às 9h e segue com atividades até as 15h30, já o Econúcleo Jaqueira inicia sua programação às 9h e se estende até as 17h.

 

Confira a programação completa dos equipamentos ambientais:

 

Econúcleo Jaqueira

Sábado

9h - Oficina de mudas plantando o amanhã + "bombinhas de sementes"

11h - Histórias Cantaroladas

12h – Encerramento MANHÃ

14h – Vivência Ambiental "Faço parte deste lugar"

15h – Dom em: Recife frio

16h – Jogo da Memória Ambiental

17h – Encerramento TARDE

 

Domingo

9h – Grupo de Meditação "Sahaja Yoga"

10h – Caminhada Ecológica "Trilha Selvagem"

11h – Oficina de criação "Arte no Meio"

12h – Encerramento MANHÃ

14h – Caminhada Ecológica "Trilha Selvagem"

15h -  Dom e a máquina do tempo

16h - Oficina expositiva de máscaras com resíduos sólidos

 

Econúcleo Jaqueira

Rua do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

Jardim Botânico do Recife

Sábado

9h - Caminhada Ecológica "Trilha Selvagem"

10h - Oficina de Expressão Corporal + Oficina de Improviso Teatral

12h – Encerramento MANHÃ

13h30 – Oficina de Malabares

14h – Histórias Cantaroladas + oficina de paródias ambientais

16h – Encerramento TARDE

 

Domingo 

9h – Caminhada Ecológica: "Na Trilha da Biodiversidade"

10h – “Os sons ao redor”: vivências ambientais musicais

11h – Histórias Cantaroladas

12h – Encerramento MANHÃ

13h30 – Caminhada Ecológica: "sons e movimentos da Mata"

14h30 -  Histórias Cantaroladas

15h30 - O Meio que se conta: contação de história “Vozes de um Rio”

16h - Encerramento TARDE

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

 

Entrada: gratuita