Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 03.01.20 - 12h12

Primeiro fim de semana do ano começa em clima de carnaval

img_alt

Paço do Frevo promove arrastão com Galo da Madrugada. Museu da Cidade oferece oficina carnavalesca para crianças (Foto: Divulgação)

 

O primeiro fim de semana de 2020 começa em clima de carnaval. No Bairro do Recife, o Paço do Frevo promove o tradicional Arrastão do Frevo com a ilustre e até hoje inédita presença do Galo da Madrugada. O Museu da Cidade abre sua programação de férias com oficina de confecção de estamparias carnavalescas para crianças.

Paço do Frevo recebe 2020 com Galo da Madrugada 

 

O Paço do Frevo convoca os "Clarins de Momo" para celebrar a chegada de uma nova década e antecipar o Carnaval 2020! Já neste primeiro domingo de janeiro (05/01), o tradicional Arrastão do Frevo trará a presença ilustre do Galo da Madrugada! Realizado desde 2014, o Arrastão do Frevo se tornou uma programação regular do Paço do Frevo, sempre no primeiro domingo de cada mês e com acesso gratuito ao museu. Em quase seis anos de programação, esta é a primeira vez que o Galo da Madrugada participará do cortejo do Centro de Referência.

A concentração ocorrerá às 15h, no Marco Zero do Recife, com saída às 16h em direção ao Paço. O Galo, que possui mais de 40 anos de história pelas ruas de Recife, sairá em cortejo com sua orquestra oficial, boneco gigante, passistas de frevo, estandarte e alegorias, mostrando que não poupará energia em sua prévia carnavalesca.

Estima-se que mais de 3 mil pessoas saiam às ruas neste domingo para frevar na presença antecipada no Galo da Madrugada, que tem o próximo desfile, como de costume, agendado para o Sábado de Zé Pereira, dia 22 de fevereiro. 

 

SERVIÇO:

Arrastão do Frevo: Galo da Madrugada

05/01 (domingo), 16h. Concentração às 15h, no Marco Zero.

Acesso gratuito.

Informações: (81) 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao

 

Museu do Recife tem oficina carnavalesca para crianças

 

Nas férias de janeiro, o Museu da Cidade do Recife convida a garotada para entrar no clima do Carnaval e, ainda, produzir uma “fantasia personalizada”. As primeiras oficinas do projeto "Carnaval, um Forte Patrimônio” acontecem já neste domingo (5), pela manhã (às 10h) e à tarde (às 14h). Com a ajuda do artista plástico e arte-educador Emerson Pontes, os pequenos irão soltar a criatividade e criar estampas carnavalescas em camisas que poderão ser usadas nos dias de folia.

A oficina gratuita de estamparia é indicada para crianças de todas as idades, acompanhadas por pelo menos um responsável. Para participar, basta chegar cerca de 30 minutos antes do início da oficina para receber a senha e as tintas. Camisetas brancas serão vendidas no Museu por R$ 20, cada. É permitido levar a camisa de casa, mas precisa ser lisa e na cor branca. A oficina de estamparia também será realizada no último domingo de janeiro, em dois horários (10h e 14h).

 

SERVIÇO:

 

05 DE JANEIRO - DOMINGO

Oficina de estampas carnavalescas

Turma 01: 10h até 11h30;

Turma 02: 14h até 15h30.

Classificação Livre.

 

Exposição "Cinco Pontas" no Museu da Cidade

No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição "Cinco Pontas" está aberta à visitação gratuita aos sábados e domingos, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar.

As instalações passeiam por épocas contando o papel da edificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Na primeira etapa, monstros marinhos, encontrados nas cartografias e azulejos do século XVI, evocam os medos dos homens do mar no período das navegações. Gravuras do período holandês, quando a Europa pouco sabia sobre as terras de cá, mostram como os estrangeiros enxergavam o Recife.

Duas belíssimas telas de Baltazar da Câmara e Murillo La Greca também compõem o acervo, bem como desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios.

A exposição ainda conta com animações, imagens atuais do Forte das Cinco Pontas sob um ponto de vista ainda pouco explorado da arquitetura do edifício (feitas com ajuda de um drone) e videoaulas, gravadas com o arqueólogo Ulisses Pernambucano, o professor e arquiteto Pedro Valadares e o arquiteto e urbanista José Mota Meneses.

 

Serviço

 

Exposição Cinco Pontas

Horário: terça a domingo, das 9h às 17h

Informações: (81) 3355-9558 e 3355-9540 (visita com os educadores do museu devem ser agendadas por telefone)

Entrada: gratuita

www.museudacidadedorecife.org