Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 04.01.20 - 10h43

Prefeitura do Recife transfere comerciantes da Praça do Tacaruna para nova Praça de Alimentação, vizinha ao Hospital do Câncer

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano - SEMOC, inicia neste Domingo (05) a relocação das barracas de comércio informal em torno da Praça General Carlos Pinto, mais conhecida como Praça do Tacaruna. Os comerciantes serão transferidos para uma Praça de Alimentação vizinha ao Hospital do Câncer. A área construída ao lado do hospital, na Rua dos Casados, abrigará 24 comerciantes que estarão autorizados a manipular e manufaturar alimentos tipo almoço, coxinha, salgados e doces em geral. O local terá cerca de 400m2 e contará com infraestrutura de iluminação, banheiros e espaço para estacionamento. A Praça de alimentação deve começar a funcionar ainda nos próximos dias.

Já a Praça (Praça do Tacaruna) está sendo reformada e requalificada para instalação posterior de oito quiosques tipo fiteiro, onde os comerciantes poderão comercializar apenas artigos industrializados tipo pipoca, salgadinhos, biscoitos, entre outros artigos, como isqueiros, cigarros, pilhas, etc. A obra da Praça incluirá iluminação em led e intervenções de urbanismo, como parada de ônibus, vagas de estacionamento zona azul e será adotada pelo Shopping Tacaruna.

"Esse ordenamento é uma demanda da sociedade do Recife e construída em parceria com os Shoppings Plaza e Tacaruna. A intervenção possibilita resolver a questão do comércio informal na vizinhança do Shopping, bem como a requalificação da Praça e sua manutenção. Ganham a cidade, os que circulam na área e todos os comerciantes informais cadastrados.”, comenta João Braga, secretário de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife.