Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 08.01.20 - 13h22

Programa Parceria leva segurança e tranquilidade para famílias do Brejo da Guabiraba

img_alt

Prefeito Geraldo Julio conferiu obra finalizada, nesta quarta (8). Atualmente mais de 300 intervenções do tipo estão em andamento no Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Programa Parceria da Prefeitura do Recife continua transformando, em conjunto com a população, as comunidades em áreas de risco da cidade. Na manhã desta quarta-feira (8), o prefeito Geraldo Julio entregou obra de contenção de encosta, na Rua Aguaí, no Brejo da Guabiraba, Zona Norte da cidade. Este ano mais de 400 obras do tipo serão entregues, num investimento de mais de R$ 3,5 milhões.

Depois de conferir a construção finalizada, o prefeito Geraldo Julio falou sobre a ação. “Uma obra com esta dimensão, foram três famílias beneficiadas, mas têm 300 em andamento, espalhadas pela cidade e vão ser ampliadas. Nossa previsão é que 400 intervenções no total sejam inauguradas este ano. Estamos na primeira semana do ano, trabalhando junto com a população, fazendo a prevenção, aproveitando o verão, o tempo seco para fazer esse tipo de obra e ter segurança durante o inverno. O programa se espalha pela cidade e os números vão crescendo, num investimento que ultrapassam os R$3 milhões”, afirmou Geraldo Julio.

O Programa Parceria é executado em áreas de risco e consiste em a Prefeitura do Recife fornecer material e acompanhamento técnico, enquanto os próprios moradores entram com a mão de obra para a realização de obras de pequeno porte, como intervenção na drenagem, construção de fossas, reparos em calçadas, entre outras ações. Atualmente mais de 300 intervenções estão em andamento. Em 2019, 117 obras foram concluídas. 

O coronel Cássio Sinomar, secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, destacou que toda a construção é orientada por uma equipe técnica da secretaria. “A população tem solicitado cada vez mais e temos visitado bastante as áreas para analisar as possíveis parcerias. Quando constatado o risco, seja pelo próprio morador ou por nossa equipe, vemos se tem viabilidade, técnica e social. A técnica é se a construção pode ser feita de forma segura, orientado por um engenheiro com acompanhamento técnico por nossos agentes e a social, vendo se a população pode entrar com a mão de obra, nos ajudando. Isso dá mais agilidade e rapidez na construção dessas obras”, avaliou.

O casal Thiago Queiroz, de 33 anos e Lidiane Pedrosa de 44, formam uma das famílias  beneficiadas. “Essa construção me fez passar a dormir tranquila. O risco que corríamos era grande, já teve pequenos deslizamentos, então nas chuvas vivíamos em alerta. Tinha medo de deixar minhas filhas sozinhas em casa. Também tinha vergonha de trazer as pessoas na minha casa, porque era muito feio, agora não tenho mais.  Agora eu posso trabalhar tranquila, sabendo que estão todos em segurança”, festejou Lidiane.

Thiago foi quem colocou a mão na massa para fazer a barreira e também falou sobre o sossego em morar em um lugar seguro. “Foram muitos meses de trabalho, mas valeu a pena. Quando surgiu a oportunidade não pensamos duas vezes. Vivíamos com medo e hoje vendo a obra concluída com sucesso só temos a agradecer”, pontuou.