Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.01.20 - 15h55

Prefeito Geraldo Julio reforça Saúde do Recife com a 14ª Upinha da cidade

img_alt

Mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas com a unidade inaugurada nesta quinta (9) no Ibura (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Nos primeiros dias do ano, o Recife ganhou mais um importante reforço no atendimento à Saúde da população. Nesta quinta-feira (9), o prefeito Geraldo Julio inaugurou a Upinha Rio da Prata, no Ibura, Zona Sul da cidade. O novo equipamento é o 14° do tipo no Recife, teve investimento na ordem de R$ 950 mil e vai beneficiar mais de dez mil pessoas que vivem na região. 

O prefeito Geraldo Julio destacou a importância da qualidade no atendimento básico de saúde à população. “Estamos inaugurando a 14ª Upinha do Recife, na verdade do Brasil, porque só aqui existe esse tipo de equipamento, que oferece a melhor unidade de saúde do país, que dá boas condições de trabalho aos profissionais e qualidade nos serviços para quem está sendo atendido. São três equipes de saúde da família, duas de saúde bucal, dez mil pessoas tendo atendimento na saúde básica da melhor qualidade”, afirmou o prefeito. 

Com capacidade para 900 atendimentos médicos por mês, o local tem  665 m² de área construída, está localizada no Rua Rio Pajeú, Ibura de Baixo, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  A unidade contará com três Equipes de Saúde da Família (composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde) e duas Equipes de Saúde Bucal (com cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal). Profissionais do Núcleo de Apoio em Saúde da Família também atuarão na nova Upinha.

O equipamento tem ainda quatro salas de consultórios; salas de acolhimento, de vacina e de odontologia; recepção e sala de espera; farmácia, sala de procedimento/curativo, entre outros espaços; tudo com acessibilidade para circulação de pessoas com deficiência. Na nova unidade também funcionará o 14º Espaço Mãe Coruja Recife, que acompanha a mulher durante o pré-natal, parto e puerpério, e a criança do nascimento até os 5 anos de idade. Mais de 20 mil mulheres e crianças são cadastradas no Programa Mãe Coruja Recife, que existe desde 2014. Somente no ano passado, os espaços receberam quase três mil novas mães e duas mil crianças.

O Secretário de Saúde Jailson Correia, ressaltou que o equipamento já está em pleno funcionamento. “Essa unidade de alto padrão vai atender a atenção básica das famílias aqui da região do Ibura, com mais de dez mil pessoas beneficiadas diretamente. Nós temos serviços de vacinação, consultas médicas, odontológicas, sala de curativo, mais um espaço Mãe Coruja do Recife, uma sala de apoio para os Agentes de Saúde fazerem seu trabalho com melhor qualidade, enfim, toda a estrutura voltada para atender melhor a população e que já está em pleno funcionamento”, destacou o secretário.

Rosimere Alves, moradora do Ibura ficou feliz em ver a nova estrutura da Upinha. “Achei ótima essa Upinha, fica perto de casa, vamos ter mais possibilidades de receber atendimento. Estou muito feliz com mais essa conquista para o Ibura”, destacou a moradora. 

No local, serão oferecido acolhimento diário à população, assim como consultas clínicas, atendimento odontológico, preventivo ginecológico, coleta de sangue para exames laboratoriais, dispensação de medicamentos, acompanhamento em planejamento familiar, pré-natal e puericultura; curativos, vacinação entre outros procedimentos da atenção básica à saúde. A Upinha também abrigará um ponto de apoio para os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces).